Ir para conteúdo

[Autismo]
Caminhada inclusiva ocorre neste sábado no Parque Zeca Malavazzi

Evento conta com a participação do ASA, projeto que acolhe autistas e familiares, e prevê a realização de diversas atrações entre as 9h e até as 12h

29 abr 2022 – 15h01
Trajeto de cerca de 700 metros será em volta da lagoa do Parque Zeca Malavazzi (Foto: RT Imagens)

A1ª Caminhada Inclusiva de Conscientização do Autismo vai ocorrer neste sábado (30), a partir das 9h, no Parque Zeca Malavazzi, em Paulínia. O evento foi organizado pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e contará com a participação do ASA – Amor, Superação e Autismo – um projeto existente desde outubro de 2019 que acolhe autistas e seus familiares. O objetivo da caminhada é colaborar para combater a falta de informação e o preconceito sobre o tema.

A Caminhada Inclusiva de Conscientização do Autismo terá início às 9h com um trajeto de cerca de 700 metros em torno da lagoa do Parque Zeca Malavazzi. Além dos integrantes, familiares e profissionais do ASA, vai contar também com a presença do 501 st Legion no Brasil (personagens do Star Wars). Em seguida haverá a apresentação do show Dog do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal Civil.

A programação inclui também uma atividade com o Grupo de Escoteiros Bem-Te-Vi, brincadeiras lúdicas, oficinas recreativas, brinquedos infláveis, passeio de triciclo e pedalinho. O evento é gratuito e está previsto para terminar por volta das 12h. A caminhada faz parte do Mês da Conscientização do Autismo, que em abril realizou sessões adaptadas de cinema e promoveu o 1º Fórum Municipal sobre o tema.

Saiba mais

O ASA, criado a partir da união de mães com filhos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes, não só responde aos vários questionamentos dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, mas também oferece acolhimento e direcionamento, e quando possível (devido à pandemia da Covid-19), atividades de habilidades sociais, através de lives, encontros virtuais e agora retorno gradual às atividades presenciais respeitando os protocolos sanitários.

Com esta proposta, o ASA pretende instrumentalizar e encorajar as famílias a continuar nesta jornada de acompanhamento e desenvolvimentos de seus filhos, sempre dando voz ao adolescente e ao adulto com TEA.

Segundo Daniela Laubenstein, pedagoga de educação especial, psicopedagoga e pós graduada em intervenção ABA e uma das participantes da organização do ASA, as famílias, adolescentes e crianças atendidos pelo projeto foram convidados a participar da caminhada e ajudar assim a difundir informações sobre o assunto.

Autismo

O Autismo é uma desordem neurobiológica de ordem genética que altera a forma como o cérebro funciona e afeta o desenvolvimento infantil. Seus sinais aparecem gradualmente com dificuldades na comunicação e interação social, movimentos repetitivos e interesses restritos. É comum o TEA estar associado a outras comorbidades como deficiência intelectual, déficit de atenção e hiperatividade.

Como as características do transtorno se manifestam através do comportamento sem traços físicos aparentes é difícil para alguém que não convive com o TEA entender as limitações a que os autistas são submetidos pela sua condição. Situações cotidianas como aglomerações, sons ou iluminação podem trazer conforto ou serem gatilhos para as crises.

“Lidar com tudo isso, a descoberta do transtorno, as limitações, o preconceito, envolvem um alto custo emocional e social para o autista e sua família”, explica Daniela Laubenstein que ressalta que apesar de atualmente ser um transtorno um pouco mais conhecido, o diagnóstico, intervenção e conscientização ainda são desafiadores, por isso a importância de eventos que tratem do tema.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.