Ir para conteúdo

[Sabores da Terra]
Paulínia recebe pela 1ª vez festival de comida raiz entre esta sexta e domingo

Festa gastronômica itinerante ocorre no estacionamento lateral do Theatro Municipal; tem pratos feitos em fogo de chão, no disco de arado, parrilla e defumadores

 7 abr 2022 – 11h23
Imagem aérea do Sabores da Terra em Campinas, Lagoa do Taquaral (Foto: Marcelo Malorod/Divulgação)

OFestival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra lançado em 2015, fará sua 17ª edição em Paulínia. A festa de comida raiz, pela primeira vez na cidade, começa nesta sexta-feira (8), das 18h às 22h; e sábado (9) e domingo (10), das 12h às 22h, no estacionamento lateral do Theatro Municipal “Paulo Gracindo”. O evento tem percorrido diversos município do Interior de São Paulo com o objetivo de fomentar a cultura através da gastronomia e promover pequenos produtores locais e regionais.

A festa oferece gastronomia de raiz com pratos feitos em fogo de chão no disco de arado, parrilla e defumadores. Ao todo participam 15 operações de gastronomia, uma alameda doce e uma alameda com artesãos e pequenos produtores.

A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de livros para o projeto da Biblioteca Itinerante do município. Uma unidade móvel estará presente no evento, ao lado do Museu Itinerante. Essas atrações são gratuitas e promovidas pela Secretaria de Cultura.

Quem passar pelo local, poderá degustar uma grande variedade de pratos, muitos deles elaborados com ingredientes oriundos de pequenos produtores:

  • Porco paraguaia recheado com queijo, comida tropeira, comida caipira, comida mineira, joelho de porco, costela fogo de chão, torresmo de rolo, hambúrguer na parrilla, frango com quiabo, torresmo pururuca, frango crocante, massas artesanais, porção de frango a passarinho com batata, batata da roça, lanche de pernil, lanche de linguiça caipira, queima do alho, churrasco, pastel, produtos de milho e crepes. Também terá opções para os vegetarianos.

O evento conta com a “Alameda do Açúcar” com doces artesanais, churros, espeto de morango com chocolate, maçã do amor, chuvete, crepe, milk-shake, açaí e doces de banana direto do litoral.

O Festival tem a tradição de valorizar o movimento slow food e abrir espaço para a produção local. Todas as edições do evento possuem uma alameda de produtores e em Paulínia terá produtos como queijos com o Mió do Queijo, cachaça de rapadura e de banana, licores, geleias, doces artesanais, facas, tábuas de corte e móveis de madeira da A Madeireira.

Para as crianças haverá atrações com personagens infantis e uma ampla área kids com muitos infláveis e outros brinquedos como o Bunge Trampolim.

O acesso ao espaço do Festival é livre e a área é ampla e aberta, com espaços cobertos e muitas mesas e cadeiras para os visitantes. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos e os protocolos sanitários vigente respeitados para segurança de todos.

Música

No palco de shows sete atrações animam os três dias de evento:

  • Na sexta, a partir das 20h, quem abre o evento é o Texas Hammer, considerada uma das maiores bandas country do Brasil, com carreira internacional.
  • No sábado, às 12h30, o show é com Tubarão Samba Black comandando uma roda de samba. À noite será a vez do show com a presença do Queen Lives diretamente de São Paulo com Antônio Lobato no vocal.
  • O domingo será sertanejo. A partir das 12h30, tem a tradicional participação da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos que acompanha o evento desde 2016. Às 13h30 a Orquestra apresenta o Momento de Fé com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Quem entoará a Ave Maria é Camila Morais da dupla Camila e Gabriel que também se apresentará no domingo encerrando o evento a partir das 19h. Os irmãos da cidade de Monte Sião vêm de uma família de músicos, de cantores e compositores e trazem na bagagem, participações com as melhores duplas sertanejas do Brasil, incluindo Milionário e José Rico, Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago, entre outras. Em 2011 eles foram finalistas do programa Ídolos, na Record TV.

Sob a regência do maestro Robson Furioso, os 24 músicos da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos manejam 21 violas caipira, um contrabaixo, uma flauta, dois violões e um berrante, mantém exclusivamente a tradição de seu repertório com a imortal música sertaneja de raiz e tem como propósito preservar e perpetuar a essência da cultura caipira. O grupo já dividiu o palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz, como o próprio Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso.

Memórias

De acordo com Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do evento, a missão do Sabores da Terra é manter viva as memórias e a cultura do lugar por meio da culinária, mostrando as riquezas da região, ingredientes e produtos artesanais. Em cada cidade que passa, o Festival consegue pretende promover um intercâmbio entre o cozinheiro e o produtor rural.

“A gastronomia e sua diversidade é sem dúvida um patrimônio que precisa ser preservado e divulgado. Encontramos receitas e técnicas culinárias valiosas que estão se perdendo na memória de antigas cozinheiras que a nova geração merece conhecer. Paulínia é a primeira parada do circuito 2022 que já conta com agenda até dezembro. Ao todo serão 10 edições, e, estamos preparando uma agenda muito especial para celebrar essa retomada dos eventos presenciais sem tantas restrições”, destaca Renata.

O estacionamento lateral do Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo” fica na Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551, no Parque Brasil 500.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.