Ir para conteúdo

[Tatame]
Team Mercival Paulínia alcança a 25ª medalha na Copa São Paulo de Judô

Judoca Emanuelle Camilo conquista o bronze na categoria Sub 15, +70kg, em um dos maiores campeonatos abertos da modalidade nas Américas

22 mar 2022 – 10h39
A 10ª Copa São Paulo de Judô ocorreu no ginásio poliesportivo de São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação)

OTeam Mercival Paulínia conquistou nesse final de semana sua 25ª medalha na história da Copa São Paulo de Judô. A participação em um dos maiores campeonatos abertos da modalidade nas Américas marcou o retorno às competições dos judocas que representam a cidade, após um período de suspensão das disputas esportivas em razão da pandemia da Covid-19.

A 10ª Copa São Paulo de Judô ocorreu no Ginásio Poliesportivo Municipal “Adib Moyses Dib”, em São Bernardo do Campo. Organizada pela Federação Paulista de Judô, contou com cerca de 1,4 mil atletas inscritos. No domingo (20), último dia da competição, aconteceram as disputas nas classes Sub 15 (U15) e Sub 18 (U18).

A medalha do Team Mercival Paulínia veio com Emanuelle Camilo na categoria Sub 15, +70kg. Ela só foi superada pela judoca Olivia Ramos Carvalho de Oliveira, da Seleção Brasileira e que defende o Minas Tênis. “Manu Camilo ficou no grupo mais forte, de onde saíram a campeã e as duas terceiras colocadas, Manu e a Duda, de Mogi das Cruzes”, informou o Team Mercival.

Mercival e Emanuelle Camilo (Foto: Divulgação)

O bronze de Emanuelle foi a terceira medalha dela e a 25ª do Team Mercival Paulínia nesses 10 anos de Copa São Paulo de Judô – ao todo, são oito de ouro, seis de prata e 11 de bronze. A atleta é a única judoca feminina de Paulínia já classificada para o Sul Brasileiro de Judô, marcado para ocorrer em Curitiba (PR), nos próximos dias 9 e 10 de abril.

Para chegar à medalha, devido ao equilíbrio técnico, Emanuelle teve três lutas decididas no Gold score (ponto de ouro), quando o combate entra na prorrogação e só acaba assim que um dos lutadores consegue pontuar.

A disputa de Emanuelle contra Olivia também foi no Gold score. “Uma das mais longas do domingo e menos de 10 minutos depois ela já estava novamente em combate, no seu mais rápido do dia: foram necessários menos de três minutos para superar a judoca de Santo André e garantir o bronze”.

Ainda pelo Team Mercival Paulínia disputaram a 10ª Copa São Paulo de Judô os atletas Alexsandro Santos Sub 18, -70kg, que fez sua primeira participação nesse nível de campeonato, estreando na elite (ele foi derrotado no Gold score); e Eduardo Santos, Sub 18, -73kg, também estreante nesta faixa etária.

Eduardo passou pela primeira disputa, deixando 32 oponentes para trás; venceu a segunda luta; e ficou entre os 16 melhores. Foi derrotado no terceiro embate em uma decisão dividida dos árbitros. “Tecnicamente, a melhor participação do Eduardo”, avaliou o Team Mercival Paulínia. “Mesmo quando foi campeão, no Sul Brasileiro, não havia tido uma performance de nível como essa”.

“É nítida a evolução dos nossos judocas, mesmo com a pandemia que enfrentamos”, disse o técnico do Team Mercival Paulínia, mestre sensei Mercival Breda Daminelli. “Tanto Manu quanto Eduardo mostraram que falta um pouco de amadurecimento psicológico para enfrentar essas disputas, que podem chegar a sete lutas ou mais em um único dia.”

Judocas do Team Mercival Paulínia: Emanuelle Camilo, Eduardo Santos e  Alexsandro Santos (Foto: Divulgação)
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.