Ir para conteúdo

[Abra o olho]
Operação Casa Limpa acha erros em 33% dos produtos de limpeza examinados

Fiscais detectaram irregularidades na quantidade de produtos, entre eles, água sanitária, amaciante de roupas, detergente, lava-louças, limpa vidros

28 jul 2021 – 10h37
Exames foram realizados nos laboratórios do Ipem-SP em Campinas, na Capital e Bauru (Foto: Divulgação)

OInstituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou a Operação Casa Limpa em produtos de limpeza pré-medidos, aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor, no último dia 22 de julho. Foram encontrados erros em 6 (33%) dos 18 produtos de limpeza examinados em laboratório.

Os exames foram feitos nos laboratórios do Ipem-SP em Campinas, na Capital e Bauru.

Foram encontradas irregularidades em água sanitária, amaciante de roupas, detergente, lava-louças, limpa vidros e toalha umedecida.

  • Acesse a tabela com as irregularidades aqui.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do governo do estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Fiscaliza balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

Entre seus objetivos está também fazer com que consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pelo qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.