Ir para conteúdo

[Clima]
Paulínia registra formação de geada durante esta madrugada

Camadas de gelo foram verificadas em teto de carro e vegetações dos bairros Monte Alegre, Vila Presidente Médici e Betel; frio deve continuar até quarta-feira

20 jul 2021 – 11h06

Paulínia registrou a formação de geada na madrugada desta terça-feira (20). O Climatempo verificou temperatura mínima de 6ºC entre as 4h e 6h. Mas moradores relataram até 4ºC no termômetro de seus celulares no final da madrugada e início da manhã. Até a publicação deste texto, a Defesa Civil não havia informado se este foi o dia mais frio do ano na cidade.

Teto de carro estacionado na sede da Guarda Municipal de Paulínia, no bairro Vista Alegre (Foto: Divulgação)

A formação de geada foi verificada no teto de carros estacionados na Guarda Municipal de Paulínia, no Jardim Vista Alegre, no Recanto das Águas (vídeo); em capota marítima de picape no Condomínio Reserva Real Paulínia; nas vegetações do Poliesportivo dos Trabalhadores “Éttori di Blasio”, no Monte Alegre; da Avenida Primavera, entre a Rua São Bento e antiga Biblioteca Virtual, na Vila Presidente Médici; e do bairro Betel.

Vegetação do Poliesportivo dos Trabalhadores “Éttori di Blasio”, no bairro Monte Alegre (Foto: Divulgação)

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o dia deve continuar claro na região e com baixas temperaturas. Por volta das 10h30, era de 15ºC. A máxima prevista não deveria ultrapassar de 22ºC.

Gramado na lateral de condomínio residencial localizado no bairro Betel, em Paulínia (Foto: Divulgação)

“Não há expectativa chuvas até o fim de semana, pelo menos. A umidade relativa do ar estará em declínio, com mínimas abaixo dos 30% à tarde, entrando em estado de atenção ou alerta”, informou o Cepagri em seu boletim diário. “As temperaturas estarão baixas até a quarta-feira com mínimas de 4C amanhã e máximas de 19C. Há possibilidade de geadas nas áreas mais altas.”

Capota marítima de picape estacionada no Condomínio Reserva Real Paulínia (Foto: Divulgação)

A queda na temperatura é reflexo de uma massa de ar frio de origem polar e bastante seca que começou a atuar na região sul no final de semana. A geada é a formação de camadas de gelo – em forma de agulhas, prismas, escamas – sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar, devido à queda de temperatura.

Avenida Primavera, entre a Rua São Bento e a antiga Biblioteca Virtual, na Vila Presidente Médici (Foto: Divulgação)
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Categorias

Cidades

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.