Ir para conteúdo

[Brrrrr]
Estado de SP tem previsão de geada para esta semana, alerta Inmet

Queda na temperatura é reflexo de massa de ar de origem polar; em Paulínia, quem avistar pessoas expostas ao frio deve ligar para 199 ou 3874-1516

19 jul 2021 – 22h30
Onda de frio deve se propagar da Região Sul por partes das Regiões Sudeste e Centro-Oeste (Foto: Agência Brasil)

Oestado de São Paulo deve ter a partir desta segunda-feira (19) dias frios, além de previsão de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A geada é a formação de camadas de gelo – em forma de agulhas, prismas, escamas – sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar, devido à queda de temperatura.

A queda na temperatura é reflexo de uma massa de ar frio de origem polar e bastante seca que começou a atuar na região sul no final de semana. A previsão do Inmet é que, até quarta-feira, a onda de frio deve se manter na Região Sul e se propagar por partes das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Há previsão de formação de geada – moderada a forte – em uma ampla área da Região Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, parte do Interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, incluindo a área de divisa com a Serra da Mantiqueira entre segunda (19) e terça-feira (20).

Na quarta-feira (21), a geada diminui sua abrangência, mas ainda deve ocorrer com moderada intensidade em uma área mais restrita ao sul do País e de fraca intensidade sobre o sul de São Paulo e Mantiqueira, na divisa com o estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Paulínia informou nesta segunda-feira que nesses dias frios intensificou os trabalhos desenvolvidos para atender pessoas em situação de rua. As secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania e Defesa Civil realizam uma força-tarefa, que conta ainda com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Comunidade Madre Teresa de Calcutá.

“Todos que estão morando na rua são orientados a irem para o abrigo municipal. Em caso de recusa, é oferecido agasalho, cobertor e sopa”, destacou a Administração municipal. “Ao avistar pessoas expostas às baixas temperaturas, ligue para o 199 ou (19) 3874-1516.”

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.