Ir para conteúdo

[Irregularidades]
Câmara de Vereadores rejeita as contas de dois ex-prefeitos em 15 dias

Dixon Carvalho e José Pavan Junior tiveram as finanças referentes aos anos de 2017 e 2016, respectivamente, rejeitadas por orientação do TCE-SP

9 jun 2021 –  16h46
Vereadores conferem resultado de votação em painel da Câmara de Paulínia (Foto: Reprodução de vídeo)

ACâmara de Vereadores reprovou em um período de 15 dias as contas de dois ex-prefeitos de Paulínia. Na sessão de terça-feira (8), foram rejeitadas as finanças do primeiro ano da gestão de Dixon Carvalho (PDT); e, na do dia 25 passado, do último ano do governo de José Pavan Junior (PSDB).

Os vereadores seguiram a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que apontou diversas irregularidades nesses anos das gestões de Dixon e de Pavan Junior. Agora, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, os ex-prefeitos ficam inelegíveis por oito anos a partir da decisão da Câmara Municipal.

Ainda na sessão de terça-feira, a Câmara de Paulínia aprovou, em primeira discussão, projeto de lei com o objetivo de reinserir idosos no mercado de trabalho. O programa Melhor Idade 60+ prevê que o município faça cadastro de interessados, divulgue vagas, promova cursos de reciclagem e crie condições para estimular empresas a contratar empregados a partir dos 60 anos.

Para virar lei, a proposta ainda precisa passar por nova votação (mérito) e depois ser sancionado pelo prefeito Du Cazellato (PL). O vereador Messias Brito (PL), autor do Projeto de Lei 92/2021, diz que a ideia é reduzir o preconceito, disponibilizar sistema de informações sobre vagas abertas e promover o encontro entre oferta e demanda de trabalho.

Também em primeira discussão, os vereadores decidiram criar o Banco de Ideias da Câmara Municipal: qualquer cidadão poderá apresentar propostas por meio de um formulário no site da Casa. Uma comissão ficará responsável por analisar as demandas e encaminhá-las aos gabinetes parlamentares.

“Busca-se, aqui, que os munícipes possam ser ouvidos sobre as suas demandas, necessidades e também que apresentem sugestões que irão contribuir para que nós, vereadores, possamos desenvolver um mandato mais próximo”, dizem os autores do Projeto de Resolução 10/2021, Pedro Bernarde (Cidadania) e Flávio Xavier (Podemos).

A 10ª Sessão Ordinária ainda aprovou datas de conscientização no calendário municipal: Semana do Ciclismo (Dr. Grilo – MDB); Semana de Incentivo à Doação de Cabelo para Pessoas com Câncer (Messias Brito – PL) e Mês do Laço Branco, pelo fim da violência contra a Mulher (Alex Eduardo – Solidariedade).

Vários vereadores homenagearam o servidor Antônio Aires da Silva, supervisor de Áudio e Vídeo da Câmara, que faleceu vítima da Covid-19.

A sessão ocorreu sem público, para conter a propagação do coronavírus, e contou com 69 Indicações (sugestões de melhorias); 56 Requerimentos (cobranças de medidas ou informações) e 30 Moções (congratulações e aplausos).

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.