Ir para conteúdo

[Fim do impasse]
Motoristas e cobradores da Terra retomam o transporte público de passageiros

Trabalhadores cruzaram os braços as 9h30 de quarta-feira, quando decidiram protestar contra o fim da função de cobradores no sistema

29 abr 2021 – 18h54
Ônibus começaram a sair do Rodoshopping no início da noite desta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Aparalisação de motoristas e cobradores da Terra Auto Viação terminou no início da noite desta quinta-feira (29), em Paulínia. A decisão foi tomada pela categoria após uma reunião entre uma comissão de 10 trabalhadores e representantes da concessionária do transporte público de passageiros na cidade. A negociação teve início no meio da tarde na sede da empresa e acabou por volta das 18h.

O retorno ao trabalho, no entanto, não foi o suficiente para amenizar o sufoco vivido pelo segundo dia seguido por cerca de 25 mil  passageiros, principalmente, no horário de pico da volta para casa. A normalização do sistema deveria ocorrer apenas no meio da noite desta quinta-feira. Pela manhã, os coletivos chegaram rodar em algumas linhas até as 9h30 e depois ficaram recolhidos no Rodoshopping.

Motoristas e cobradores paralisaram o transporte público de passageiros em Paulínia para protestar contra a nova licitação pública que está em andamento para o setor. A concorrência, que tem um consórcio, da qual a Terra faz parte, e duas empresas interessadas, prevê a implantação da bilhetagem eletrônica nos ônibus e, consequentemente, o fim da função de cobrador no sistema. A categoria também quer estabilidade de seis meses no emprego.

De acordo com uma representante da comissão que participou da reunião, os 120 cobradores não serão demitidos pela  Terra, caso ela vença a concorrência pública, e o emprego de todos os trabalhadores estão garantidos até o final do ano. A empresa, se continuar no sistema de transporte público, se comprometeu a remanejar todos os cobradores para outros setores. Agora, a categoria quer negociar as mesmas garantias com a Prefeitura na hipótese de uma das outras duas concorrentes ganhar a licitação.

“A Prefeitura de Paulínia, via Secretaria de Transportes, informa que a paralisação realizada de forma ilegal pelos funcionários da empresa responsável pelo transporte municipal foi encerrada na noite desta quinta-feira, 29”, confirmou em nota a Administração municipal. “A operação será normalizada nas próximas horas, com o retorno da circulação dos ônibus.”

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.