Ir para conteúdo

[Educação]
Unicamp recebe inscrições gratuitas para Vagas Olímpicas 2021

Estudantes da rede pública e privada poderão até o próximo dia 8 declarar interesse no processo seletivo, que será realizado por meio da Comvest

6 jan 2021 – 5h30
No total, universidade oferece neste ano 116 vagas, em 29 opções de cursos de graduação (Foto: Divulgação)

AUniversidade Estadual de Unicamp (Unicamp), por meio de sua Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), recebe até esta sexta-feira (8) inscrições gratuitas para o processo Vagas Olímpicas Unicamp 2021 para ingresso em cursos de graduação. O edital com as regras e as vagas disponíveis está disponível na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

As inscrições são feitas também somente por meio da internet na página www.comvest.unicamp.br. São oferecidas 116 vagas, em 29 opções de cursos de graduação. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, como as olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Química, História e Robótica, dentre outras. Cada candidato pode se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção).

No momento da inscrição, os estudantes deverão anexar os documentos comprobatórios de sua premiação em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. O candidato poderá anexar até, no máximo, dois documentos comprobatórios de premiação e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, ou seja, um para cada opção de curso.

As competições aceitas, modalidades e respectivas pontuações estão na página da Comvest e no edital. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos três anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2018, 2019 e 2020. Os candidatos poderão utilizar somente a pontuação de uma única olimpíada ou competição de conhecimento, para cada uma das opções de curso. É facultado utilizar a premiação de uma mesma olimpíada ou competição de conhecimento nas duas opções de curso.

Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.

A convocação para matrícula será feita em até cinco chamadas por curso. A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras matrículas serão online, na página da Comvest; as quarta e quinta matrículas, de forma presencial, na unidade sede do curso. Todos os candidatos que realizarem matrículas virtuais deverão também fazer a matrícula presencial na data de matrícula da quarta chamada. O calendário para as chamadas e matrículas constará do Manual do Candidato e da página da Comvest.

Vestibular

Nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, a Unicamp vai aplicar a prova da primeira fase de seu Vestibular 2021 para 77.655 candidatos, que irão concorrer a 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação. Este ano, a Comissão dobrou o número de salas de prova, para garantir o distanciamento entre os candidatos. As salas passaram de 1.502 no Vestibular 2020 para 3.381 no Vestibular 2021.

Para evitar aglomeração, os candidatos foram divididos em dois grupos e farão as provas em dias diferentes. Nesta quarta, a Comvest irá utilizar 1.460 salas, para aplicar a prova a 34.024 candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. Já na quinta-feira, serão utilizadas 1.921 salas para os 43.631 candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde. O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões na primeira fase.

Horários

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13h (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, oito questões de História e oito questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), oito questões de Física, oito questões de Química, oito questões de Biologia e oito questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

Máscaras

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova; o original do documento de identidade indicado na inscrição; canetas de cor preta em material transparente; lápis preto; borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Também está permitido água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os vestibulandos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.