Ir para conteúdo

[Tempo]
Chuva forte traz transtornos e prejuízos a moradores de Paulínia

No primeiro dia do verão na cidade, vias públicas ficaram alagadas, carros foram invadidos pela enxurrada e parte de muro caiu no Parque Brasil 500

21 dez 2020 – 21h30
Queda de muro no Yucatan, carros com água na Vila José Paulino Nogueira e ônibus no canteiro central de avenida no Jardim América (Fotos: Divulgação)

Achuva forte que caiu no final da tarde desta segunda-feira (21) em Paulínia, no primeiro dia do verão, trouxe transtornos e prejuízos a moradores da cidade. Na Rua Argemiro Piva, na Vila José Paulino Nogueira, em frente à loja 2 do Supermercado Calegaris, ao menos dois carros, ficaram com a água até a altura das portas. Dois muros e sete árvores caíram pelo município.

Alagamentos de vias públicas também aconteceram na região da ponte do Rio Atibaia, na Avenida José Paulino; na rotatória do Assaí Atacadista, no Jardim América; e na região central da cidade, no trecho da Lojas Cem. Um ônibus da Terra Auto Viação parou no canteiro central da Avenida Geraldo Balone. Um pedaço do muro do Condomínio Residencial Yucatan, no Parque Brasil 500, caiu.

Os motoristas igualmente enfrentaram problemas para passar na Avenida Brasília, na altura do número 1.851, em frente do Poliesportivo dos Trabalhadores “Éttori di Blasio”, no bairro Monte Alegre. O Parque das Flores, localizado entre o Monte Alegre e o Jardim Primavera, também sofreu alagamentos – a lagoa transbordou e a água invadiu casas. Ainda houve acúmulo de água na Rua São Bento e no bairro Patropi.

Às 21h38, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que no início da noite desta segunda-feira Paulínia registrou 90 milímetros de chuva em 50 minutos. “O previsto para o período era de 30 milímetros”, destacou. “Foram registrados diversos pontos de alagamento, a queda de dois muros, de sete árvores e danos no asfalto”.

A Defesa Civil ressaltou que não há registro de vítimas e o efetivo dela está mobilizado para atender as ocorrências. “A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está atuando em apoio a Defesa Civil, buscando desobstruir bueiros e sistemas de drenagem”, informou. A varrição dos pontos críticos deve ocorrer nas primeiras horas desta terça-feira (22).

A Secretaria Municipal de Segurança Pública via Guarda Municipal também está nas ruas e avenidas de Paulínia auxiliando nos trabalhos e sinalizando o trânsito.

O verão no Hemisfério Sul começou às 7h02 desta segunda-feira. Conforme o Prognóstico Climático de Verão, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será caracterizada por chuvas frequentes em praticamente todo o Brasil, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste. O verão segue até as 6h38 do dia 20 de março de 2021.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.