Ir para conteúdo

[Paulínia]
Defesa Civil instala sistema de alarme sonoro às margens do Rio Jaguari

Equipamento de alerta fica na região do bairro Bonfim; objetivo é prevenir os efeitos de eventuais enchentes e reduzir os riscos à população local

29 nov 2020 – 10h55
O voluntário Heraldo Bizi, ao lado do sistema de alarme sonoro: redução de riscos à população local (Foto: Divulgação)

ASecretaria de Proteção e Defesa Civil de Paulínia instalou um sistema de alarme sonoro na região do bairro Bonfim, às margens do Rio Jaguari. O objetivo é prevenir os efeitos de eventuais enchentes e reduzir os riscos à população local.

O equipamento foi instalado na propriedade do voluntário Heraldo Bizi, que já colabora com a Defesa Civil na localidade, fazendo medições do pluviômetro.

“O sensor será acionado quando o nível do rio subir no local em que está instalado. A sirene alertará os moradores da região mais baixa para saírem de suas casas e procurarem um local mais seguro. A Defesa Civil será avisada para as providências necessárias”, explicou o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Toní Roberto da Silva Guimarães. “O sistema é automático, após acionamento.”

De acordo com Toni Guimarães, há um histórico de alagamento naquela região durante o período de chuvas. “Não é frequente, mas se fazia necessário esse equipamento visando prevenir danos e riscos”, destacou. “O sistema vem sendo instalado há duas semanas como medida anterior à estação das chuvas. Hoje já funciona.”

Integrantes da Defesa Civil recebem certificados pela autuação na ‘Operação Corta Fogo’ (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil foi reconhecida pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo como importante parceiro no apoio ao Corpo de Bombeiros na “Operação Corta Fogo” 2020. No dia 25 passado, integrantes do órgão receberam certificado em solenidade realizada em Mogi Guaçu.

“Neste ano, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil também concluiu, com êxito, o calendário de cursos que disponibilizou aos servidores para que continuem atuando com profissionalismo e excelência em prol da comunidade”, disse Toni Guimarães. “Conhecimento, organização e planejamento é a chave para a rápida resposta às situações de risco.”

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.