Ir para conteúdo

[Eleições 2020]
Aplicativos permitem a população acompanhar a apuração em tempo real

Apps ‘Boletim na Mão’ e ‘Resultados’ são disponibilizados pela Justiça Eleitoral e podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais

12 nov 2020 – 15h44
Reprodução das páginas iniciais dos aplicativos ‘Resultados’ e ‘Boletim na Mão’, ambos do TSE (Foto: Agência Brasil)

Para as eleições municipais de 2020, o cidadão pode acompanhar em tempo real a apuração das urnas e conferir a totalização do pleito pelos aplicativos “Boletim na Mão” e “Resultados”. Os Apps disponibilizados pela Justiça Eleitoral podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

O eleitor também pode acompanhar a apuração e totalização dos votos pelo Divulgaweb (https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao/resultados). A página apresenta o percentual de urnas já apuradas, os votos de cada candidato, bem como o total de votos brancos e nulos.

Boletim na Mão

Aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, que permite que o cidadão faça a leitura do Boletim de Urna (BU) – impresso após encerrada da votação. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code contido no final do boletim impresso. Não é necessária conexão com a internet para a leitura do QR Code.

Encerrada a votação, são emitidos os boletins de cada urna eletrônica, que contém o total de votos recebidos por cada candidato, além de informações como número de eleitores que votaram e os que não compareceram.

Resultados

Também disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, o aplicativo “Resultados” apresenta a contagem dos votos em todo o País em tempo real, conforme os boletins são divulgados pela Justiça Eleitoral. O aplicativo permite a pesquisa por Estados e municípios, com os cargos em disputa em separado, mostrando sempre os mais votados. O eleitor pode ainda, consultar os votos nominalmente, ou seja, buscando o candidato que desejar. Ao final da apuração, é apresentado na plataforma os candidatos eleitos, assim como os que irão disputar o segundo turno – onde houver. A nova versão do aplicativo traz novidades como a apresentação das fotos dos candidatos, além da exibição do BU das seções eleitorais.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.