[Eleições 2020]
Aplicativos permitem a população acompanhar a apuração em tempo real
Apps ‘Boletim na Mão’ e ‘Resultados’ são disponibilizados pela Justiça Eleitoral e podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais
12 nov 2020 – 15h44

Para as eleições municipais de 2020, o cidadão pode acompanhar em tempo real a apuração das urnas e conferir a totalização do pleito pelos aplicativos “Boletim na Mão” e “Resultados”. Os Apps disponibilizados pela Justiça Eleitoral podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.
O eleitor também pode acompanhar a apuração e totalização dos votos pelo Divulgaweb (https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao/resultados). A página apresenta o percentual de urnas já apuradas, os votos de cada candidato, bem como o total de votos brancos e nulos.
Boletim na Mão
Aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, que permite que o cidadão faça a leitura do Boletim de Urna (BU) – impresso após encerrada da votação. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code contido no final do boletim impresso. Não é necessária conexão com a internet para a leitura do QR Code.
Encerrada a votação, são emitidos os boletins de cada urna eletrônica, que contém o total de votos recebidos por cada candidato, além de informações como número de eleitores que votaram e os que não compareceram.
Resultados
Também disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, o aplicativo “Resultados” apresenta a contagem dos votos em todo o País em tempo real, conforme os boletins são divulgados pela Justiça Eleitoral. O aplicativo permite a pesquisa por Estados e municípios, com os cargos em disputa em separado, mostrando sempre os mais votados. O eleitor pode ainda, consultar os votos nominalmente, ou seja, buscando o candidato que desejar. Ao final da apuração, é apresentado na plataforma os candidatos eleitos, assim como os que irão disputar o segundo turno – onde houver. A nova versão do aplicativo traz novidades como a apresentação das fotos dos candidatos, além da exibição do BU das seções eleitorais.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias