[Paulínia]
Prefeitura registra mais 14 moradores contaminados com o novo coronavírus
Hospital municipal tem neste sábado 18 pacientes internados em decorrência da Covid-19; sete deles ocupam leitos da Unidade de Terapia Intensiva
3 out 2020 – 17h20

APrefeitura de Paulínia registrou mais 14 moradores infectados pela Covid-19 em seu boletim epidemiológico diário deste sábado (3). Agora, pelos dados do governo municipal, a cidade totaliza 3.553 casos confirmados e 79 mortes desde o início da pandemia. Para o Ministério da Saúde, responsável pelos números oficiais da doença no País, o município já possui 5.173 pessoas contaminadas e 78 mortes. O recuperados passaram de 3.294 para 3.301 nas últimas 24 horas.
Conforme o boletim epidemiológico da Prefeitura, até as 9h30 deste sábado, o Hospital Municipal de Paulínia “Vereador Antônio Orlando Navarro” possuía 18 pacientes internados em razão da Covid-19. Sete deles (um a mais em relação à atualização anterior) ocupavam leitos da Unidade de Terapia Intensiva. De acordo com o governo municipal, a rede pública de saúde da cidade possui 16 vagas de UTI – 10 destinadas a pacientes decorrentes do novo coronavírus e seis (cinco delas já ocupadas) reservadas para doentes de complicações diversas.
O estado de São Paulo atingiu um milhão de infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, neste sábado. Ao todo, o estado acumula 1.003.429 de casos confirmados da Covid-19. Desses, 865.135 pessoas estão recuperadas, das quais 109.606 foram internadas e tiveram alta hospitalar. O total de mortes chegou a 36.136 pessoas. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 76,4% das mortes.
As taxas de ocupação dos leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são de 42,4% na Grande São Paulo e 43,7% no estado, de acordo com as estatísticas do governo estadual. O número de pacientes internados no momento é de 8.721, sendo 4.974 em enfermarias e 3.747 em unidades de terapia intensiva, baseado em dados das 11h deste sábado.
Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI voltados para o tratamento de casos do novo coronavírus abaixo de 50% em todo o estado, o governo decidiu redirecionar parte desses leitos para o tratamento de outras doenças graves ou para cirurgias eletivas. O anúncio foi feito na última quarta-feira (30) pelo governador de São Paulo, João Doria.
Até o dia 15 de outubro, o estado de São Paulo poderá ter de 1,10 milhão a 1,15 milhão de casos do novo coronavírus. A previsão foi divulgada sexta-feira (2) pelo Centro de Contingência do Coronavírus, que estima que o estado pode ter entre 38 mil e 39 mil mortes por coronavírus até essa data.
O Centro prevê ainda que, nesta semana – a 40ª Semana Epidemiológica –, o estado deverá apresentar nova queda no número de casos e de mortes por coronavírus. Os dados desta semana dependem de balanço que será feito neste sábado, mas já indicam uma queda de 6% no número de óbitos e de 20% no número de casos.
Há pouco mais de sete meses, em 26 de fevereiro, o estado de São Paulo registrava o primeiro caso confirmado de Covid-19 no País, um brasileiro que havia chegado da Itália. Este foi também o primeiro caso confirmado no Brasil. No mesmo dia, o governo do estado criava o Centro de Contingência do Coronavírus – que, desde então, é o órgão responsável pela divulgação de dados e políticas públicas relacionadas à doença. Em 17 de março, o estado confirmou a primeira morte no País em decorrência do novo coronavírus.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias