Ir para conteúdo

[Covid-19]
Paulínia tem pior taxa de isolamento social desde o início da quarentena

Cidade atingiu níveis verificados apenas antes do início das restrições no estado para diminuir a velocidade de transmissão da pandemia do novo coronavírus

27 set 2020 – 12h53
Veículos trafegam pela rotatória da Avenida Prefeito José Lozano Araújo, perto da Prefeitura (Foto: RT Imagens)

Após seis meses de quarentena, Paulínia teve nesta semana seu pior índice de isolamento social, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo. Na última quarta-feira (23), cravou 32% – apenas um ponto percentual acima do nível mais baixo verificado pelo SIMI-SP, antes mesmo do início do período de restrições no estado visando a diminuição da velocidade do avanço da Covid-19. Neste domingo (27), a cidade registrou mais dois infectados pelos números da Prefeitura e 30 pelas estatísticas do Ministério da Saúde.

Paulínia está há 50 dias na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus e reabertura gradual e faseada da economia no estado. O programa é dividido em cinco etapas que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a graduações identificadas pelo governo do estado como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul) – o chamado novo normal após a pandemia.

O índice de isolamento social em Paulínia desde o início de agosto tem oscilado entre 48% (aos finais de semana e feriados) e 32% em dias úteis. De março, quando o sistema foi lançado, até o início de maio, variou de 56% a 63%. Começou a cair expressivamente na segunda quinzena de maio, antes mesmo da existência do Plano São Paulo de reabertura regional e faseada da economia no estado. De lá para cá o engajamento da população tem caído reiteradamente.

 Apesar do relaxamento voluntário da população, o governo municipal tem reforçado que a quarentena não terminou. “A Prefeitura de Paulínia informa que é essencial que todos sigam as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus e reforça a necessidade do isolamento domiciliar, saindo somente para necessidades extremas, nunca deixando de usar máscara e higienizando as mãos sempre que possível.” A quarentena no estado teve início no último dia 24 de março e foi prorrogada até 9 de outubro, conforme Decreto  nº 65.184/2020.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.