[Pandemia]
Estado de SP registra queda em internações pela Covid-19 há oito semanas
Boletim epidemiológico da Prefeitura de Paulínia desta segunda-feira também trouxe redução do número de leitos ocupados com o novo coronavírus
14 set 2020 – 15h32

Pela oitava semana consecutiva, o estado de São Paulo vem registrando queda no número de novas internações pela Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Ou seja, caiu o número de pessoas que chegam a cada dia para se internar por complicações causadas pelo novo coronavírus.
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Paulínia desta segunda-feira (14) também mostrou redução no número de internados em decorrência da Covid-19 no Hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”: de 16 para 13 nas últimas 24 horas. Os leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) ocupados com doentes da Covid-19 também baixou de cinco para quatro.
Paulínia, nesta segunda-feira, não registrou novos casos de moradores infectados com o novo coronavírus, permanecendo com o total de 3.274 contaminados desde o início da pandemia. As quantidades de recuperados (3.079) e de óbitos (72) provocados pela doença na cidade também não sofreram alterações até as 9h30.
Porém, para a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, responsáveis pelos números oficiais da doença no Brasil, os casos confirmados da Covid-19 em Paulínia chegaram a 4.730 (+ quatro em relação a sua atualização anterior) e o total de mortes pelo novo coronavírus permaneceu em 75 no município.
Na 37ª Semana Epidemiológica, que corresponde ao período entre 6 e 12 de setembro (sábado), o estado de São Paulo contabilizou a média móvel de 1.303 novas internações a cada dia, queda de 8% em relação à semana anterior, quando foram contabilizadas 1.418 novas internações por dia.
Com isso, o estado volta a se aproximar do que estava ocorrendo em maio, na 19ª Semana Epidemiológica (entre os dias 3 e 9 de maio), quando foi contabilizada a média de 1.311 internações por dia.
A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) de todo o estado está nesta segunda-feira em torno de 51,1% e em 50,8% na Grande São Paulo, a taxa mais baixa desde o início da pandemia. Segundo Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, nenhuma região do estado paulista tem taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 65%.
O estado de São Paulo vem registrando queda também na média móvel de óbitos e de casos por coronavírus. Os números ainda são altos. Mas estão em queda há cinco semanas na média móvel de óbitos e há duas semanas na média móvel de casos. A média móvel é calculada somando o total de casos da semana e dividindo pelo número de dias.
Em relação a óbitos, o estado contabilizou 1.254 novas mortes provocadas pelo novo coronavírus, uma média móvel de 179 novos óbitos por dia, queda de 8% em relação à semana anterior. O estado contabilizou ainda 37.605 novos casos confirmados do novo coronavírus na 37ª Semana Epidemiológica, uma média móvel de 5.372 casos por dia, o que representou queda de 27%. Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a queda dos indicadores ocorre em todas as regiões do estado paulista.
Balanço divulgado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria estadual da Saúde, revela que o estado contabilizou, nas últimas 24 horas, 36 novas mortes e 1.092 novos casos de coronavírus. Os números costumam ser mais baixos nos balanços divulgados aos domingos e às segundas-feiras, pois costuma ocorrer um represamento e um atraso nas notificações aos finais de semana.
Com isso, o estado soma, desde o início da pandemia, 893.349 casos confirmados do novo coronavírus, com 32.642 mortes. Do total de casos diagnosticados, 751.811 pessoas estão recuperadas. Há 10.252 internadas em todo o estado, em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, sendo que 4.426 delas estão em estado grave.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias