Ir para conteúdo

[Pandemia]
Estado de SP registra queda em internações pela Covid-19 há oito semanas

Boletim epidemiológico da Prefeitura de Paulínia desta segunda-feira também trouxe redução do número de leitos ocupados com o novo coronavírus

14 set 2020 – 15h32
Caiu o número de pessoas que chegam para se internar por complicações donovo coronavírus (Foto: Divulgação)

Pela oitava semana consecutiva, o estado de São Paulo vem registrando queda no número de novas internações pela Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Ou seja, caiu o número de pessoas que chegam a cada dia para se internar por complicações causadas pelo novo coronavírus.

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Paulínia desta segunda-feira (14) também mostrou redução no número de internados em decorrência da Covid-19 no Hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”: de 16 para 13 nas últimas 24 horas. Os leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) ocupados com doentes da Covid-19 também baixou de cinco para quatro.

Paulínia, nesta segunda-feira, não registrou novos casos de moradores infectados com o novo coronavírus, permanecendo com o total de 3.274 contaminados desde o início da pandemia. As quantidades de recuperados (3.079) e de óbitos (72) provocados pela doença na cidade também não sofreram alterações até as 9h30.

Porém, para a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, responsáveis pelos números oficiais da doença no Brasil, os casos confirmados da Covid-19 em Paulínia chegaram a 4.730 (+ quatro em relação a sua atualização anterior) e o total de mortes pelo novo coronavírus permaneceu em 75 no município.

Na 37ª Semana Epidemiológica, que corresponde  ao período entre 6 e 12 de setembro (sábado), o estado de São Paulo contabilizou a média móvel de 1.303 novas internações a cada dia, queda de 8% em relação à semana anterior, quando foram contabilizadas 1.418 novas internações por dia.

Com isso, o estado volta a se aproximar do que estava ocorrendo em maio, na 19ª Semana Epidemiológica (entre os dias 3 e 9 de maio), quando foi contabilizada a média de 1.311 internações por dia.

A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) de todo o estado está nesta segunda-feira em torno de 51,1% e em 50,8% na Grande São Paulo, a taxa mais baixa desde o início da pandemia. Segundo Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, nenhuma região do estado paulista tem taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 65%.

O estado de São Paulo vem registrando queda também na média móvel de óbitos e de casos por coronavírus. Os números ainda são altos. Mas estão em queda há cinco semanas na média móvel de óbitos e há duas semanas na média móvel de casos. A média móvel é calculada somando o total de casos da semana e dividindo pelo número de dias.

Em relação a óbitos, o estado contabilizou 1.254 novas mortes provocadas pelo novo coronavírus, uma média móvel de 179 novos óbitos por dia, queda de 8% em relação à semana anterior. O estado contabilizou ainda 37.605 novos casos confirmados do novo coronavírus na 37ª Semana Epidemiológica, uma média móvel de 5.372 casos por dia, o que representou queda de 27%. Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a queda dos indicadores ocorre em todas as regiões do estado paulista.

Balanço divulgado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria estadual da Saúde, revela que o estado contabilizou, nas últimas 24 horas, 36 novas mortes e 1.092 novos casos de coronavírus. Os números costumam ser mais baixos nos balanços divulgados aos domingos e às segundas-feiras, pois costuma ocorrer um represamento e um atraso nas notificações aos finais de semana.

Com isso, o estado soma, desde o início da pandemia, 893.349 casos confirmados do novo coronavírus, com 32.642 mortes. Do total de casos diagnosticados, 751.811 pessoas estão recuperadas. Há 10.252 internadas em todo o estado, em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, sendo que 4.426 delas estão em estado grave.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.