[Oportunidade]
Braskem abre inscrições para Programa de Estágio universitário e técnico
Oportunidades são oferecidas nas unidades de Paulínia, Campinas, do Grande ABC, Cubatão e São Paulo; seleção ocorre de forma 100% online
11 set 2020 – 5h30

OPrograma de Estágio da Braskem oferece nesta edição 2020 mais de 140 vagas para o estado de São Paulo, com oportunidades em Paulínia, Campinas, no Grande ABC, Cubatão e São Paulo. As inscrições estão abertas e serão aceitas até o próximo dia 7 de outubro e devem acontecer pelo site http://www.braskem.com.br/carreira.
“Em constante evolução na temática Diversidade & Inclusão, traz novidades implementadas para garantir o aumento da diversidade racial, visando atrair, principalmente, o interesse de estudantes negros”, informou a empresa. “Com etapas 100% online e ‘gamificado’, o Teste de Tomada de Decisão substitui o Teste de Raciocínio Lógico e o processo seletivo foca no alinhamento do perfil do candidato com a cultura da empresa.”
Programa de Estágio Universitário:
- Estão abertas 129 vagas para estudantes universitários cursando a partir do terceiro semestre da universidade, em cursos variados como Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Engenharias; Cursos de TI Logística; Biologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; entre outros.
- As oportunidades estão localizadas em Campinas, no Grande ABC e São Paulo.
- Duração do programa: até dois anos.
Programa de Estágio Técnico
- São 13 vagas para estudantes que estejam cursando a partir do segundo semestre do curso técnico. As oportunidades estão localizadas nas operações industriais de Paulínia, do ABC e Cubatão.
- Para se inscrever é necessário cursar Automação; Automação Industrial; Edificações Elétricas; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica, Eletrotécnica; Instrumentação; Manutenção; Manutenção Mecânica; Mecânica; Mecatrônica; Metalurgia; Plásticos; Química; Química Industrial; Robótica ou Segurança do Trabalho e Soldagem.
- Duração do programa: um ano.
Uma das etapas para a seleção é um jogo imersivo, no qual o estudante escolhe um avatar com várias combinações de características físicas, contemplando a diversidade humana. Ao navegar pela plataforma digital, desenvolvida em parceria com a Pushstart, passa por fases com elementos referentes ao negócio da Braskem, se apresentando e conhecendo melhor a empresa.
A avaliação começa na segunda etapa, com a resolução de desafios propostos. O Teste de Tomada de Decisão é aplicado na fase “Braskem Makers”, uma dinâmica virtual e em grupo na qual a liderança vai acompanhar o desempenho de cada um dos candidatos. A última etapa é uma entrevista individual com os líderes de cada área que receberá o novo profissional.
Já para o Estágio Técnico, o universitário será selecionado também por meio de um jogo, que conta com desafios seguindo uma lógica de circuito, e com base nas entrevistas individuais.
A Braskem também flexibilizou alguns critérios de seleção como o idioma inglês, que deixou de ser obrigatório em 40% das vagas. A seleção de currículos continua sendo às cegas, sem acesso a informações como idade e faculdade e a companhia manteve parcerias com a Cia de Talentos, a consultoria Mais Diversidade e com coletivos negros de universidades para realizar inciativas direcionadas à atração, desenvolvimento e inclusão de grupos historicamente minorizados pela sociedade.
“Entendemos que para esse novo direcionamento no processo seletivo é fundamental que os líderes também reflitam sobre seus vieses inconscientes e que tenham a habilidade de identificar os softs skills que são importantes para o dia a dia das nossas equipes”, disse Fernanda Tognolli, integrante da área de Pessoas e Organização da Braskem. “Por isso, intensificamos a capacitação em diversidade e inclusão de todos os funcionários responsáveis pela seleção, para que tenham um olhar ainda mais cuidadoso. Nosso principal objetivo é que esta experiência seja enriquecedora para todos, e que os candidatos tenham a chance de conhecer mais a Braskem e que tomem a decisão de integrar o nosso time de forma consciente e responsável.”
Inclusão
“A Braskem tem um compromisso de desenvolver ações estruturadas a fim de proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. O Programa de Estágio é a principal porta de entrada para a empresa e buscamos, todos os anos, revisar etapas, inovar e aprender com os desafios para cumprir a nossa missão de aumentar a representatividade de vários grupos, principalmente a de negros”, afirmou Debora Gepp, responsável pelo Programa de Diversidade & Inclusão da Braskem.
A Braskem tem 8 mil funcionários e um portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias