Ir para conteúdo

[Tecnologia]
Emdec ativa sistema online para solicitações relativas às multas de trânsito

Ferramenta permite dar entrada na identificação de condutor infrator, defesa, conversão de multa em advertência e em recursos de 1ª e 2ª instâncias

23 ago 2020 – 5h30
Sistema possibilita ainda emissão da segunda via do boleto para pagamento da multa (Foto: Divulgação)

Os motoristas autuados nas vias de Campinas podem realizar os procedimentos relacionados às multas de trânsito de forma remota, por meio do site e do aplicativo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Pelo novo sistema “Multas de Trânsito”, ativado no último dia 14, é possível dar entrada nas seguintes solicitações, pelo computador, smartphone ou tablet: Identificação de Condutor Infrator; Defesa da Autuação; Conversão de Multa em Advertência; e Recursos em 1ª Instância (Jari) e 2ª Instância (Cetran).

Esses serviços estão disponíveis na opção “Protocolos de Multas” do portal da Emdec; e em “Novo Protocolo” no aplicativo. A funcionalidade “Consulta de Multas”, já disponível no site e no aplicativo da Emdec, fica mantida. Por ela, é possível pesquisar todas as autuações e multas de trânsito municipais do veículo, indicando a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Esta ferramenta também permite a emissão da segunda via do boleto para pagamento da multa.

Com a ativação do novo sistema, o atendimento presencial para os serviços citados foi desativado na sede da Emdec e também no posto do Poupatempo Campinas Shopping. Os cidadãos que ainda optarem pelo protocolo presencial deverão procurar os postos da Emdec no Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande e Ouro Verde. O atendimento ao público nesses locais ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. É necessário apresentar cópias dos documentos exigidos e os respectivos requerimentos já preenchidos.

Também é possível enviar a documentação relativa à opção pleiteada pelos Correios, no endereço Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270. Na seção “Multas de Trânsito”, do portal da Emdec, estão disponíveis os requerimentos, prazos para tramitação e a relação de documentos necessários para cada solicitação.

O aplicativo da Emdec está disponível para download, gratuitamente, no Google Play (para smartphones e tablets com sistema operacional Android) e App Store (para sistemas operacionais iOS). Para instalar, é preciso acessar a loja de aplicativos correspondente e buscar pela palavra “Emdec”.

Como acessar

No primeiro acesso à plataforma “Consulta de Multas”, pelo site ou aplicativo da Emdec, o usuário deverá realizar um cadastro, indicando o CPF ou CNPJ, nome completo, e-mail e senha. O próximo passo é selecionar o tipo de solicitação desejada: Identificação de Condutor Infrator; Conversão de Multa em Advertência; Defesa da Autuação; e Recursos em 1ª e 2ª Instância.

Clique aqui para ver  mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.