[Covid-19]
Paulínia é a terceira em incidência de mortes entre sete cidades vizinhas
Informação consta em estudo semanal do Departamento de Vigilância em Saúde; boletim diário desta segunda-feira confirmou mais 17 infectados
17 ago 2020 – 14h45
Paulínia é a terceira entre sete cidades vizinhas com a maior incidência de mortes pela Covid-19 por 100 mil habitantes: 50. De acordo com o boletim semanal do Departamento de Vigilância em Saúde, com dados até a última quinta-feira (13) e divulgado nesta segunda-feira (17), ficava atrás somente de Campinas (70) e Sumaré (57). Quando o assunto é contaminação, o município lidera com folga, com 2.332 casos confirmados por 100 mil habitantes. Está à frente de Campinas (1.936), Cosmópolis (1.336), Americana (1.301), Sumaré (1.160), Hortolândia (1.028) Jaguariúna (877) e Nova Odessa (871).
Conforme o mesmo boletim da Vigilância em Saúde – departamento vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Paulínia -, agora com dados até sexta-feira (14), quando a cidade tinha 2.592 casos confirmados da Covid-19, segundo as estatísticas da Prefeitura, a região de abrangência da Unidade Básica de Saúde Monte Alegre reassumiu no mais recente estudo a liderança do ranking da contaminação e voltou a possuir o maior número de infectados: 432. Era seguida pelos bairros que formam as UBSs Cooperlotes (411) e Centro I (371). No total de mortes as posições se invertem: Cooperlotes (50), Monte Alegre (49) e Planalto (23).
Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Paulínia incluiu mais 17 moradores infectados pelo novo coronavírus e o total chegou a 2.653 desde o início da pandemia. O número de óbitos, pelas estatísticas do município, permanece 56. O Ministério da Saúde contabiliza 3.848 casos confirmados do novo coronavírus na cidade, ou 1.185 a mais que o divulgado até então pelo governo municipal, e 59 mortes pela doença (+3 em relação às estatísticas locais). A quantidade de pacientes recuperados subiu de 2.327 para 2.337 (+10).
A Prefeitura alega que seu boletim diário apresenta 1.185 pacientes a menos que nas estatísticas oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, atualizadas até o início da noite de domingo (16), por causa da demora de ser notificada pelo estado de casos de moradores da cidade atendidos em outros municípios; e da eventual duplicidade de notificações de atendidos em outras cidades e também em Paulínia. A Secretaria de Estado da Saúde informou que confere todas notificações e faz as atualizações necessárias.
Embora o número de pacientes internados em decorrência da Covid-19 no Hospital Municipal de Paulínia “Vereador Antônio Orlando Navarro” tenha caído de 32 para 27 – menos cinco nas últimas 24 horas –, a quantidade de pessoas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cresceu de nove para 10. A Prefeitura não esclareceu se os positivos e suspeitos que deixaram o hospital receberam alta ou foram transferidos para outras unidades da região ou da Capital paulista.
De acordo com servidores públicos da linha de frente do combate à pandemia na cidade, há atualmente 14 vagas de UTI instaladas no hospital municipal de Paulínia e oito que podem receber doentes de quaisquer complicações devido ao número reduzido de funcionários no local. A Prefeitura garante que são 10 e deu início neste mês à contratação temporária de 85 profissionais de saúde, por meio de processo seletivo emergencial concluído, o que permitirá a ampliação desse atendimento na rede municipal.
Os internados em razão da Covid-19 no hospital municipal estavam nesta segunda feira:
- 10 na UTI – apesar de ter recebido 10 respiradores no último dia 15 de junho do governo do estado, o município não anunciou o aumento de leitos de UTI na rede; já o processo seletivo do final de abril feito pela Prefeitura e que permitiria a contratação de funcionários para o uso imediato dos 14 leitos de UTI instalados no hospital municipal foi cancelado pelo governo municipal (um novo processo foi aberto no último dia 7 de julho e o reforço profissional está em fase de contratação);
- seis na Unidade Respiratória, que possui sete leitos; e
- 11 na Enfermaria Respiratória, que conta com oito leitos, mas que, segundo a Prefeitura, podem ser ampliados sempre que necessário.
Veja abaixo a distribuição dos bairros por UBS em Paulínia:
– UBS Amélia
- João Aranha
- Saltinho
- Leonor II
- Amélia
- Pazetti
- Marieta Dian
– UBS Betel
- Betel
- Parque Brasil 500
- Alvorada Parque
– UBS Centro I
- Boa Esperança
- Bonfim
- Jardim dos Calegaris
- Jardim Fortaleza
- Jardim Vista Alegre
- Jardim Ypê
- Morumbi
- Nova Paulínia
- Poço Fundo
- Santa Cecília
- Vila Bressani
- José Paulino Nogueira
- Jardim São Bento
- Presidente Médici
– UBS Centro II
- Jardim América
- Jardim de Itapoan
- Jardim Nossa Senhora Aparecida
- Morumbi
- Parque da Figueira
- Santa Terezinha
- Jardim Europa
– UBS João Aranha
- João Aranha
- Leonor
- Vida Nova
– UBS Monte Alegre
- Jardim Flamboyant
- São Bento
- Vila Monte Alegre I
- Vila Monte Alegre II
- Vila Monte Alegre III
- Vila Monte Alegre IV
- Vila Monte Alegre V
- Parque dos Servidores
- Jardim Primavera
– Cooperlotes
- Cooperlotes
- Bom Retiro
– UBS Parque da Represa
- Balneário Tropical
- Belvedere do Lago
- Jardim Harmonia
- Nova Veneza
- Parque da Represa
- Serra Azul
– UBS Planalto
- Alto Pinheiros
- Bela Vista
- Morro Alto
- Jardim Planalto
- Residencial Olinda
- São Domingos
- Vila Nunes
- Ouro Negro
- Jequitibás
- Jequitibás
- Patropi
- Parque das Árvores
- São Luiz
– UBS São José
- São José I
- São José II
- Cascata
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias