[Ensino]
Paulínia pode ter regras próprias para retomada das aulas presenciais
Prefeitura criou comitê de planejamento para estabelecer diretrizes e elaborar protocolo para retorno das atividades dos alunos nas escolas municipais
21 jul 2020 – 11h38

A
O governador João Doria (PSDB) já anunciou no final de junho que a retomada de aulas presenciais em todos os níveis de ensino das redes pública e particular está prevista para o dia 8 de setembro em todo o estado de São Paulo. Na primeira de três etapas, as salas terão ocupação máxima de 35%, com revezamento de estudantes durante a semana e sob protocolos de segurança definidos no Plano São Paulo de indicadores de saúde.
A retomada das aulas presenciais, de acordo com o governo estadual, só vai acontecer se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela – a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia – por 28 dias consecutivos.
Paulínia está na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo – a mais restritiva, que permite a abertura apenas de serviços e comércios essenciais, embora o decreto do prefeito inclua, contrariando determinação do estado, a abertura de atividades da etapa seguinte – laranja (concessionárias, revendas de carros, escritórios) e outras nem previstas no Plano São Paulo, como pesqueiros.
“Estamos tomando todas as precauções para que o retorno das aulas presenciais, quando ocorrer, ocorra de maneira segura, tanto para os alunos, como para os profissionais que atuam nas unidades escolares”, afirmou a secretária de Educação de Paulínia, Meire Muller. A rede municipal de ensino tem cerca de 20 mil alunos (18 mil em escolas municipais e 2 mil nas conveniadas). As aulas presenciais estão suspensas desde o último dia 19 de março por causa da pandemia da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
A Administração municipal admitiu que o “governo do estado de São Paulo estabeleceu o retorno à volta as aulas presenciais para o dia 8 de setembro. Porém, a Prefeitura de Paulínia ainda não definiu se seguirá a orientação do estado”. “A autoridade municipal de Saúde e sua equipe técnica irão realizar estudos constantes. Quando a estratégia estiver traçada, faremos o anúncio para toda cidade, pensando sempre no bem-estar das pessoas”, disse secretária Meire Muller.
A criação de um comitê para planejar a volta às aulas em Paulínia foi um pedido do Conselho Municipal de Educação. É composto por representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos, Assistência Social e Cidadania, Recursos Humanos, Administração e Transportes, conselheiros municipais de Educação e Alimentação, além de pais, alunos e servidores da área.
“A Secretaria Municipal de Educação já está trabalhando para comprar e fornecer aos alunos máscaras e álcool em gel, que serão distribuídos em todas as unidades. Além disso, EPIs (Equipamentos de Segurança), como o faceshield, serão garantidos aos funcionários das escolas”, adiantou a Prefeitura.
Internet
A Prefeitura de Paulínia retoma a partir desta terça-feira (21), as aulas de jazz, hip hop, flauta e instrumento e sopro pela internet. Serão realizadas às terças e quintas-feiras, com atividades online. As de balé voltarão assim que as férias da professora Karina se encerrarem. A data não foi informada.
A Secretaria Municipal de Cultura ressaltou que os alunos que não conseguirem realizar as aulas online, não perderão a vaga. Todos os alunos serão informados sobre o retorno e procedimento das aulas via grupo de WhatsApp. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3874 5700.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias