[Ação]
Prefeitura vai fechar Parque Brasil 500 ao público neste final de semana
Medida é para conter velocidade da proliferação da Covid-19 em Paulínia; local é usado para lazer e práticas esportivas na quarentena
16 jul 2020 – 21h

APrefeitura de Paulínia anunciou no início da noite desta quinta-feira (16) que irá fechar os acessos às dependências do Parque Brasil 500 ao público neste final de semana. A atitude será tomada como medida de contenção à velocidade da proliferação no município da pandemia da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
O fechamento dos acessos ao público começará a valer a partir das 15h desta sexta-feira (17) e vai durar até a noite do próximo domingo, dia 19. Agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estarão presentes no Parque Brasil 500 para possíveis abordagens educativas, entrega de álcool em gel e de material informativo.
Durante esta quarentena, o Parque Brasil 500 foi escolhido por muitas pessoas para empinar pipas, fazer piqueniques, andar de bicicleta e praticar outras atividades esportivas ou de lazer ao ar livre. Entretanto, boa parte dos frequentadores ficam sem máscaras. Um vídeo gravado no dia 21 de junho mostrou o local lotado.
No dia 21 de junho, a cidade tinha 412 infectados, sete mortes, estava na segunda fase do Plano São Paulo de retomada da economia no estado e o governo municipal descartou fechar o local. Nesta quinta, 25 dias depois, Paulínia tem 1.542 casos confirmados do novo coronavírus (1.130 a mais em relação àquele domingo), 16 óbitos (+9) e está rebaixada à etapa vermelha, a mais restritiva, onde só podem funcionar comércios e serviços essenciais.
Nesta quinta-feira, a Prefeitura também enumerou as medidas que adotou em Paulínia desde que o município foi cobrado pelo governo do estado, com quatro dias de atraso, a regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo:
- distribuição de álcool em gel e da cartilha para melhor convívio social em vias públicas;
- novas mensagens de conscientização nas redes sociais institucionais;
- carro de som com mensagem educativa circulando pela cidade;
- divulgação do serviço de Tele Medicina nos ônibus do transporte municipal;
- ação conjunta entre Vigilância Sanitária e Guarda Municipal;
- entrega de álcool em gel aos munícipes que participam da Campanha do Agasalho na sede do antigo Caco;
- processo seletivo emergencial para Saúde em andamento para contratação de até 85 profissionais (resultado deve sair em agosto); e
- atendimento por parte da Guarda Municipal de 37 ocorrências de perturbação de sossego no último final de semana.
“O Comitê de Enfrentamento e Prevenção a Covid-19 reforça que é necessário o engajamento da sociedade neste combate a pandemia, o uso correto da máscara, a higienização sempre que possível das mãos e a não realização de festas ou eventos que promovam aglomerações”, ressaltou a Prefeitura.
O fechamento do Parque Brasil 500 envolverá as secretarias municipais de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil e Transportes. A medida ainda será avaliada se valerá ou não para os próximos finais de semana seguintes. “Se preciso, vamos repetir por mais vezes”, avisou o prefeito Du Cazellato (PL).
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias