[Paulínia]
Covid-19 infecta 1.542 moradores; Ministério da Saúde já contabiliza 1.839
Atraso do número da Prefeitura em relação ao oficial do governo federal já é de quase 300 casos; 681 pessoas estão a doença ativa na cidade
16 jul 2020 – 15h04

APrefeitura divulgou mais 39 casos da Covid-19 em Paulínia, na tarde desta quinta-feira (16), em seu boletim epidemiológico diário. O total chegou a 1.542 – ou 297 moradores a menos que os 1.839 contabilizados na cidade pelo Ministério da Saúde, até a tarde de quarta-feira (15). A ocupação de leitos do Hospital Municipal “Vereador Orlando Navarro” com pacientes decorrentes do novo cororonavírus segue alto: 32 – nove estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os curados aumentaram de 830 para 845 (15 a mais em 24 horas).
O governo local já esclareceu que o atraso no número de casos da Covid-19 da Prefeitura de Paulínia em relação ao divulgado pelo Ministério da Saúde ocorre pela demora de o município ser notificado dos casos de seus moradores que são atendidos em outras cidades da região ou do estado. Mas, na hora de tomar um decisão, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus leva em conta as estatísticas municipais com cerca de 300 infectados a menos.
Pelos números do boletim da Prefeitura de Paulínia, excluídos 16 mortos e 845 recuperados do total de 1.542 infectados, 681 moradores seguem com a doença ativa em Paulínia. Outros 765 casos suspeitos, que aguardam resultados de exames para detecção da Covid-19, também são acompanhados por equipes da Secretária Municipal de Paulínia. Do total de pacientes positivos em recuperação (681) e suspeitos (765) – o equivalente a 1.446 pessoas –, 32 estão internados no hospital municipal e o restante cumprem isolamento domiciliar.
Nesta quinta-feira, o total de internados em razão da Covid-19 diminuiu de 34 para 32 no hospital municipal de Paulínia. A Prefeitura não informou se tiveram alta ou se foram transferidos para outras unidades hospitalares da região ou da Capital. Nove leitos de UTI continuam ocupados. Segundo servidores do combate à pandemia são 14 instalados, mas oito que podem receber doentes de quaisquer complicações devido ao número reduzido de funcionários. A Prefeitura garante que são 10, mesmo sem informar a contratação de profissionais da saúde o que permitiria a ampliação desse atendimento.
Os internados no hospital municipal de Paulínia estavam nesta quinta-feira:
- nove na UTI – apesar de ter recebido 10 respiradores no último dia 15 de junho do governo do estado, o município não anunciou o aumento de leitos de UTI na rede; já o processo seletivo do final de abril feito pela Prefeitura e que permitiria a contratação de funcionários para o uso imediato dos 14 leitos de UTI instalados no hospital municipal foi cancelado pelo governo municipal (um novo processo foi aberto no último dia 7);
- 10 na Unidade Respiratória, que possui sete leitos;
- 12 na Enfermaria Respiratória, que conta com oito leitos, mas que, segundo a Prefeitura, podem ser ampliados sempre que necessário; e
- um na Pediatria.
Na noite desta quarta-feira (15), autoridades da Divisão de Vigilância Sanitária com o apoio da Guarda Municipal realizaram uma fiscalização em mercados e supermercados dos bairros Bom Retiro, Jardim Calegaris, Santa Catarina, Jardim América e no Nova Paulínia. O objetivo era checar se os estabelecimentos estão cumprindo com os protocolos sanitários e realizar orientação e educação das pessoas para a prevenção da Covid-19. “Nos próximos dias a ação será repetida com foco no cumprimento do Decreto Municipal 7840/2020, que permite apenas o funcionamento dos comércios classificados como essenciais”, ressaltou o governo.
A Prefeitura de Paulínia também informou que começou na última segunda-feira (13) a distribuir álcool em gel 70% a pessoas que estão nas ruas da região central e em postinhos de saúde. A entrega de uma bisnaga com 100 gramas já aconteceu na Avenida José Paulino e para quem estava nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cooperlotes, Parque da Represa, Monte Alegre e Betel. “Nos próximos dias a distribuição acontecerá em outros bairros e também na rodoviária do Paulínia Shopping”, destacou em nota.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias