Ir para conteúdo

[Saúde]
Centro de Especialidades retoma gradualmente agendamento de consultas

Unidade da rede pública telefona a pacientes para acertar data do atendimento; não há a necessidade de a pessoa ir ao local para fazer remarcação

14 jul 2020 – 12h23
O Centro de Especialidades fica na Rua Dom João Nery, 176, no bairro Nova Paulínia (Foto: Divulgação)

ASecretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira (14) que retoma de forma gradual a marcação de consultas do Centro de Especialidades. Desde o dia 17 de março, quando foi decretado o início da quarentena por causa da epidemia do novo coronavírus, todos os agendamentos foram cancelados. O atendimento estava restrito somente aos casos de maior gravidade e as urgências.

Atualmente, a unidade de saúde compreende as seguintes especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, gastropediatria, homeopatia infantil, infectologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, pneumologia, pneumo-pediatria e reumatologia. A Prefeitura não informou quantos atendimentos estão represados.

A retomada no Centro de Especialidades ocorre aos poucos com os pacientes que já tinham consultas agendadas e que foram canceladas devido à pandemia. O objetivo da equipe de saúde é evitar que casos considerados complicados se tornem mais graves. Na segunda-feira (13), casos classificados como amarelo foram atendidos mantendo a ordem cronológica.

Os pacientes são informados por telefone pelo Centro de Especialidades. “Os casos amarelos, que foram cancelados, serão reagendados automaticamente pela equipe do Centro de Especialidades, portanto, não há a necessidade de o paciente comparecer à unidade”, destacou a Prefeitura. “Neste primeiro momento, os retornos não estão sendo agendados e serão retomados de acordo com a evolução da pandemia”.

“Devido ao momento ímpar que estamos passando, muitos pacientes dispensam o agendamento por não se sentirem confortáveis em comparecerem à consulta presencial”, explicou o médico Maurício de Toledo Leme, atual responsável técnico pelo serviço. “No momento do contato telefônico a nossa equipe questiona se o paciente prefere ser agendado agora ou em outro momento. Reforçando que ele permanecerá inserido na lista de espera, caso opte para não ser atendido de imediato.”

A Prefeitura garantiu que toma todas as medidas de segurança no Centro de Especialidades para evitar a contaminação pelo coronavírus. Ao todo, serão atendidos aproximadamente 100 pacientes por dia, distribuídos ao longo das 12 horas de funcionamento da unidade, para evitar aglomerações. “O local também passa por constante desinfecção e possui álcool gel disponíveis para os profissionais e usuários”.

Leme ressaltou ainda que todos os prontuários das consultas canceladas foram avaliados pelos seus respectivos médicos, realizando a renovação de receitas, confecção de relatórios e, quando necessário, convocando para consulta presencial.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.