Ir para conteúdo

 [SP Tech]
Estado oferece 52 mil vagas em cursos online de Tecnologia da Informação

Estudantes podem fazer cursos introdutórios e optar por trilha mais avançada; também terão acesso a programas de crédito e vagas de trabalho no setor

7 jul 2020 – 1h30
Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos e morem no estado (Foto: Divulgação)

Ogoverno de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece 52 mil vagas em cursos online e gratuitos de qualificação profissional do programa SP Tech. Oportunidade é para que as pessoas tenham uma formação continuada na área de Tecnologia da Informação, podendo escolher o caminho de seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação. Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo.

“O SP Tech além de oferecer aos estudantes a possibilidade de fazer cursos na área de tecnologia também auxilia na inserção ao mercado de trabalho no setor de TI. Essa é uma iniciativa muito próspera em prol da formação e colocação dos nossos jovens e traduz a nossa missão que é gerar oportunidades”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

São quatro opções de cursos introdutórios na etapa de nivelamento, oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. Os cursos têm duração de 80 horas e permitem uma progressão para outros mais avançados, ofertados em parceria com empresas privadas, como a Digital Innovation One e Alura. Essas são as chamadas trilhas SP Tech. As inscrições para a primeira turma estão abertas e podem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 8 de julho, através do site www.cursosviarapida.sp.gov.br. A previsão de início das aulas é 15 de julho. Novas turmas serão iniciadas nos meses seguintes.

Entre os cursos mais avançados, há quatro opções de trilhas formativas: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Essas trilhas são uma oportunidade para conseguir uma nova profissão no setor de tecnologia da informação, que continua crescendo e empregando um número cada vez maior de profissionais, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Crédito

Para conectar os cursos de qualificação em tecnologia ao mercado de trabalho, os participantes que concluírem os cursos introdutórios poderão realizar um módulo complementar de empreendedorismo, disponibilizado pelo Sebrae, possibilitando acesso a crédito com condições especiais e taxas mais baixas no Banco do Povo.

Os alunos que concluírem as trilhas de aprendizagem, por sua vez, terão o apoio da ONG Meu Futuro Digital e de sua parceira Virtus Recursos Humanos para ingressarem no mercado de trabalho de TI, com triagem, análise de currículos, mentoria e divulgação para empresas contratantes do setor.

Inscrição

Para os cursos introdutórios, podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

Para os cursos de aprofundamento, podem se inscrever aqueles que atendam aos pré-requisitos acima e tenham concluído, pelo menos, um dos cursos introdutórios de tecnologia.

As inscrições para a primeira turma estão abertas e podem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 8 de julho, por meio do site www.cursosviarapida.sp.gov.br. A convocação dos candidatos ocorrerá por e-mail e a previsão de início das aulas é 15 de julho. Para receber o certificado, o aluno deve completar a carga horária total do curso virtual e atingir 7,5 de média nas avaliações.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.