Anúncios
Ir para conteúdo

[Pandemia]
Paulínia tem a 12ª morte pela Covid; total de óbitos dobra em uma semana

Mulher de 90 anos estava no hospital municipal; conforme a Prefeitura, casos sobem para 644, mas Ministério da Saúde aponta que já passam de 800

26 jun 2020 – 13h09
Além dos confirmados, mais de 500 pessoas aguardam resultados de testes em Paulínia (Foto: Agência Brasil)

Paulínia registrou pelo terceiro dia seguido morte pela Covid-19. Neste sábado (27), chegou a 12 óbitos, o dobro do verificado há uma semana na cidade. O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 644 (+9), segundo o boletim epidemiológico diário da Prefeitura. Mas pelos dados oficiais da doença no Brasil, já passam de 800 (+59 em relação à quinta-feira), conforme o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde. A quantidade de curados da Covid-19 na cidade aumentou de 360 para 361.

A Prefeitura alega que seu boletim diário apresenta 159 pacientes a menos que as estatísticas oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, atualizadas até a tarde desta sexta-feira, por causa da demora de ser notificada pelo estado de casos de moradores da cidade atendidos em outros municípios; e da eventual duplicidade de notificações de atendidos em outras cidades e também em Paulínia. A Secretaria de Estado da Saúde informou que confere todas notificações e faz as atualizações necessárias.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus informou que a 12ª vítima fatal da Covid-19 em Paulínia é uma mulher de 90 anos, que possuía doença cardiovascular e diabetes. Ela deu entrada no hospital municipal na última terça-feira (16). O diagnóstico laboratorial para o novo coronavírus foi realizado pelo exame de swab (secreção nasal e bucal) com resultado positivo.

“A paciente faleceu neste sábado, 27”, informou a Prefeitura. “A Administração municipal envia suas condolências para todos os seus familiares e amigos.” O governo municipal não esclareceu se parentes e amigos da mulher foram testados e se estão com a doença. Apenas reforçou a necessidade de todos seguirem as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus e no isolamento domiciliar.

Também pelo terceiro dia seguido, é de 100% a taxa de ocupação dos leitos que podem receber pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital municipal – oito dos 14 instalados devido ao número reduzido de funcionários, conforme conselheiros municipais e servidores de frente do combate à pandemia. A quantidade de internados voltou a cair, de 27 na sexta-feira para 25 até as 9h30 deste sábado.

Os pacientes positivos e negativos para o novo coronavírus estavam:

  • oito na UTI – 100% – apesar de ter recebido 10 respiradores no último dia 15 do governo do estado, o município não anunciou o aumento de leitos de UTI na rede; já o processo seletivo do final de abril feito pela Prefeitura e que permitiria a contratação de funcionários para o uso imediato dos 14 leitos de UTI instalados no hospital municipal, ainda não teve o resultado divulgado pelo governo municipal;
  • quatro na Unidade Respiratória, que possui sete leitos;
  • 12 na Enfermaria Respiratória, que conta com oito leitos, mas que, segundo a Prefeitura, podem ser ampliados sempre que necessário; e
  • um na Pediatria.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.