Ir para conteúdo

[Quarentena]
Parque Brasil 500 lotado ajuda a derrubar índice de isolamento social

Famílias inteiras aproveitaram domingo de sol para fazer piquenique, andar de bike, soltar pipas ou conversar ao ar livre; taxa ficou em 51%

22 jun 2020 – 19h40
Estacionamento do Theatro Municipal ‘Paulo Gracindo’ ficou tomado de carros (Foto: Reprodução de vídeo)

OParque 500 ficou abarrotado de gente neste domingo (21) e ajudou a derrubar o índice de isolamento social já verificado para este dia da semana em Paulínia. Famílias inteiras aproveitaram o sol do primeiro final de semana do Inverno para fazer piqueniques, andar de bike, soltar pipas, colocar o papo em dia ao ar livre ou, simplesmente, puxar uma soneca no gramado.

De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (SIMI-SP), a taxa de isolamento social deste domingo ficou em 51%, em Paulínia, abaixo, portanto, dos índices considerados pela Secretaria de Estado da Saúde satisfatório (55%) e ideal (70%) para reduzir a velocidade de contaminação da pandemia da Covid-19 e, assim, evitar o colapso no sistema de saúde.

Paulínia verificava anteriormente aos finais de semana índices de isolamento que se aproximavam do ideal, como em 29 de abril (63%) e 26 de abril (62%). De lá para cá as taxas despencaram nos dias úteis, registrando o mais baixo na última quinta-feira (18): 40%; e pioraram muito aos finais de semana – o mais baixo (50%) ocorreu no domingo anterior, dia 14 de junho.

A Prefeitura prometeu na semana passada intensificar as ações para melhorar a taxa de isolamento social na cidade. No domingo, em vídeo gravado por volta das 17h no Parque Brasil 500 é possível ver uma viatura da Guarda Municipal no local observando aglomerações e pessoas sem máscaras, apesar de decretos municipal e estadual obrigarem o uso da proteção facial sempre que sair de casa.

No domingo, Paulínia anunciou a sétima morte pela Covid-19 e tinha 412 casos confirmados doença, além de 29 pessoas internadas em decorrência do novo coronavírus no Hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”. Nesta segunda (22), são 416 infectados e 22 hospitalizados. Mas, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde, o município já possui 543 moradores testados positivos para a doença.

A Prefeitura de Paulínia informou nesta segunda-feira que a Guarda Municipal esteve domingo à tarde no Parque Brasil 500 orientando a população. A Defesa Civil também teria passado no local com carro de som com mensagem de conscientização. Ela descartou a possibilidade de isolar a área ao finais de semana na tentativa de fazer cumprir o decreto do prefeito Du Cazellato (PL) que proíbe a aglomerações de pessoas.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.