Anúncios
Ir para conteúdo

[Boletim]
Covid-19 infecta mais quatro moradores; Paulínia chega a 95 casos

No dia que o relaxamento da quarentena tem início na cidade, comitê divulga outros dois pacientes internados pela doença no hospital municipal

27 mai 2020 – 12h04
Profissional leva amostras para a realização de exames para diagnóstico da Covid-19 (Foto: Agência Brasil)

No dia que começou o relaxamento da quarentena em Paulínia, nesta quarta-feira (27), o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus anunciou mais quatro moradores infectados com a Covid-19 e outras duas internações pela doença no Hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”. Os casos positivos subiram para 95 e os leitos ocupados passaram de cinco para sete. Os curados seguem 46.

Na terça-feira (26), dia do anúncio do afrouxamento do isolamento social no município, Paulínia quebrou uma séria de oito altas seguidas no número de infectados e não adicionou casos positivos às estatísticas do boletim epidemiológico diário. O decreto municipal que afrouxa a quarentena na cidade tem aval do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, compostos por secretários municipais e pelo gabinete do prefeito.

Além dos 95 moradores infectados (desses um morreu e 46 se curaram), Paulínia possui 205 pacientes que aguardam resultados de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para saber se foram ou não infectados pela Covid-19 – entre essas investigações há também uma morte suspeita. Na última terça-feira, eram 193. Os casos descartados de notificações que eram apuradas no município subiram de 251 para 258.

Dos sete pacientes internados no hospital municipal, até as 9h30 desta quarta-feira, há cinco casos confirmados (quatro na Enfermaria Respiratória e um na Unidade de Terapia Intensiva – UTI); e dois suspeitos – um na UTI e um na Unidade Respiratória. Na terça-feira, eram cinco: dois testados positivos para o novo coronavírus na Enfermaria Respiratória e três aguardando resultados de exames – dois na UTI e um na Unidade Respiratória.

A divergência sobre o total de testes rápidos aplicados em Paulínia prossegue. Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, foram aplicados cerca de mil no município, dado confirmado pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Luiz Alves, nesta quarta-feira em entrevista a um canal de televisão. Entretanto, o boletim diário epidemiológico confirma a aplicação de 141 deles. A Prefeitura ainda não explicou a razão dessa diferença.

O isolamento social em Paulínia segue abaixo do considerado ideal (70%) e até satisfatório (55%) pela Secretaria de Estado da Saúde para diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Esse índice inclusive será um dos critérios a ser levado em conta para a liberação da abertura de novos comércios e serviços na cidade. Na última terça-feira (26), dado mais recente, ficou em 43%, de acordo com medição diária realizada pelo governo estadual.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.