[Paulínia]
Comitê confirma mais um curado e outro contaminado pela Covid-19
Total de casos de moradores infectados chega a 91; pacientes que venceram a pandemia do novo coronavírus somam 46 no município
25 mai 2020 – 12h16

OComitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus confirmou nesta segunda-feira (25) mais um morador curado e outro contaminado pela pandemia da Covid-19, em Paulínia. O total de pessoas testadas positivas para o novo coronavírus na cidade chegou a 91 – com uma taxa de incidência de 83 infectados para cada 100 mil habitantes.
A taxa de incidência do novo coronavírus em Paulínia cresceu 73% em relação ao verificado no último dia 14, quando era 48 e a cidade tinha 55 moradores infectados, segundo boletim epidemiológico semanal do Departamento de Vigilância em Saúde. O secretário municipal de Saúde, Fábio Luiz Alves, foi procurado, mas não explicou porque ocorreu esse crescimento.
Este novo caso de morador confirmado com a Covid-19 em Paulínia foi detectado por meio de teste rápido. A Prefeitura comprou 20 mil deles e, segundo o conselheiro municipal de Saúde Antônio Castro, até a semana passada havia recebido cerca de 9,5 mil do fornecedor. Os governos federais e estaduais, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda repassaram gratuitamente outros 940 para a cidade, informou.
Desse total de testes rápidos que a Prefeitura de Paulínia tem à sua disposição, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 130, até as 9h30 desta segunda-feira, segundo o boletim epidemiológico diário. Mas o Departamento de Vigilância em Saúde garante que “até 15/05 foram feitos 513 exames”. A Prefeitura ainda não explicou a divergência entre os números.
De acordo com o boletim desta segunda-feira, o número de internados no hospital Municipal de Paulínia “Vereador Antônio Orlando Navarro” se manteve em cinco em relação a domingo (24). Os casos descartados e suspeitos seguiram os mesmos, 249 e 194, respectivamente. A cidade tem um óbito confirmado pela Covid-19 e investiga outro.
Domingo, o prefeito Du Cazellato (PL) informou que, “como medida de transparência e de prestação de contas com à população de Paulínia”, criou comissão de servidores municipais para fiscalizar contratos de combate ao novo coronavírus. Neste mês, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) avisou que vai multar prefeitos que não divulgarem gastos com a Covid-19. Paulínia estava entre as cidades que fizeram de modo inadequado, segundo o órgão.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias