Ir para conteúdo

[Avanço]
Paulínia divulga mais nove casos do novo coronavírus em um dia

Esse é o maior número de registros confirmados pelo comitê em 24 horas; cidade tem agora 89 moradores testados positivos para a Covid-19

23 mai 2020 – 12h12
Total de paulinenses que ainda aguardam resultados de exames chega a 197 (Foto: Agência Brasil)

Paulínia bateu recorde no número de registros de novos casos da Covid-19 em um só dia. Neste sábado (23), o boletim epidemiológico diário, do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, revelou que nas últimas 24 horas o total de moradores da cidade testados positivos para o novo coronavírus subiu de 80 para 89.

Até então o maior número de registros de novos casos confirmados da Covid-19 em apenas um dia em Paulínia havia ocorrido no período entre a última terça (19) e quarta-feira (20), quando o total passou de 68 para 76: oito a mais. O aumento verificado de moradores contaminados de um dia para o outro, de sexta para este sábado, foi de 11,3%.

O boletim revelou que a ocupação de leitos em decorrência da Covid-19 diminuiu nas últimas 24 horas no Hospital Municipal de Paulínia “Vereador Antônio Orlando Navarro”. Baixou de 10 para sete: dois casos positivos (um contaminado na Unidade Respiratória e outro na Enfermaria Respiratória); e cinco suspeitos – dois pacientes que aguardam comprovação de exames na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três na Enfermaria Respiratória.

Apesar da liberação desses três leitos no hospital municipal, o número de curados do novo coronavírus em Paulínia segue 45. Portanto, dos 89 moradores testados positivos para a Covid-19, um morreu e 43 ainda estão com a doença ativa no município: dois internados e 41 em isolamento domiciliar, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Na manhã deste sábado, o secretário municipal de Saúde de Paulínia, Fábio Luiz Alves, foi a redes sociais para ressaltar a importância do isolamento social da população para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “Vamos manter a quarentena. Vamos manter o distanciamento social. Fiquem em casa. Ocupação de leitos de UTI: 75% nos principais hospitais da região de Campinas”, escreveu Alves em dois posts.

Paulínia tem registrado baixa adesão à quarentena, principalmente, nesta semana quando bateu recordes negativos: 49% no domingo (17) e 43% na última quarta-feira (20). Sexta-feira (22) atingiu 45%. O índice satisfatório é de 55% e o ideal, 70%, segundo o governo estadual. A antecipação do feriado de 9 de Julho para esta segunda-feira (25) em todas as 645 cidades paulistas é, justamente, para melhorar o isolamento social e frear a velocidade de contágio do novo coronavírus.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.