Ir para conteúdo

[Mapa]
Regiões do Centro e Betel têm 78% dos casos da Covid-19 em Paulínia

Segundo boletim epidemiológico semanal, 43 das 55 pessoas que testaram positivos para a doença, até a última quinta-feira, moram nessas áreas

17 mai 2020 – 14h15

As regiões de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Betel, Centro 1 e 2 respondem por 78% do casos da Covid-19 registrados em Paulínia. A informação está no boletim epidemiológico semanal do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgado na tarde deste domingo (17) pela Prefeitura de Paulínia.

Conforme o boletim semanal, com dados atualizados até o meio-dia da última quinta-feira (14), as regiões das UBSs Betel, Centro 1 e Centro 2 respondem por 43 dos 55 casos testados positivos para o novo coronavírus. O restante está distribuído entre Monte Alegre (9), São José (4), Planalto (3), Amélia (2), Cooperlotes (2) e João Aranha (2). Apenas na do Parque da Represa não há exames confirmados.

A 7ª edição do boletim epidemiológico semanal, que também traz um panorama da pandemia da Covid-19 no mundo, Brasil, estado de São Paulo e em parte da região, não inclui os dados da última atualização da doença em Paulínia. Até as 15h30 deste sábado (16), a cidade tinha 66 casos confirmados do novo coronavírus e 35 curados.

Em relação à edição passada, entre oito municípios vizinhos, Paulínia subiu uma posição e é a terceira que tem a maior taxa de incidência do novo coronavírus a cada 100 mil habitantes. De acordo com estudo do Departamento de Vigilância em Saúde, a primeira é Campinas (56), seguida Jaguariúna (49) e Paulínia (48). Está à frente de Hortolândia (44), Sumaré (33), Nova Odessa (28), Americana (25) e Cosmópolis (11).

Quanto à ocupação de leitos destinados para pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19 em Paulínia – de acordo com a Prefeitura, até as 10h de sexta-feira (15), com oito internados -, 47,06% estavam ocupados e 52,94% livres. Naquele dia, havia no hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”, cinco casos suspeitos (dois na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, um na Unidade Respiratória e dois na Enfermaria Respiratória) e três confirmados (todos na Enfermaria Respiratória).

O boletim semanal diverge do boletim epidemiológico divulgado diariamente pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus quanto aos números totais de testes rápidos aplicados em Paulínia. “Até 15/05 foram feitos 513 exames”, informou o Departamento de Vigilância em Saúde. Mas até as 15h30 daquele dia, o comitê divulgou o acumulado de 78 – 34 deram positivos para a doença e 44 descartaram as suspeitas. Até a publicação deste texto a Prefeitura não havia explicado a diferença desses dados.

Clqiue aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.