[Vaivém]
Trânsito é liberado em trecho remodelado na região do Fontanário
Prefeitura removeu rotatória e retorno que havia no local; terceira faixa de 200 metros de comprimento foi criada na Avenida Paulista
8 mai 2020 – 15h48

APrefeitura de Paulínia liberou o trânsito de veículos no trecho das avenidas José Paulino e Paulista que foi remodelado com a retirada da rotatória da região do Fontanário. O local é conhecido pelos frequentes congestionamentos, principalmente, no horário de pico da volta para casa.
O governo municipal removeu o balão do Fontanário e criou uma terceira faixa de rolamento de cerca de 200 metros na Avenida Paulista. A pista adicional tem início no final da José Paulino, sentido bairro, e vai até a altura do Colégio Cosmos. A intenção é dividir o trânsito de veículos em direção ao Planalto e Morro Alto daquele com destino ao João Aranha e São José e, assim, melhorar a fluidez no tráfego naquela região.

Com a remodelação do trânsito no local, os motoristas das regiões do Morro Alto e João Aranha que estão na Avenida Paulista, na pista em direção ao Centro, e desejam seguir sentido Fontanário ou retornar para o Jardim Planalto agora serão obrigados a seguir pela José Paulino, atravessar a ponte do Rio Atibaia e retornar no cruzamento com a Rua São Bento.
Até a publicação deste texto, o governo municipal não havia avaliado o resultado obtido no fluxo de veículos com a remodelação do trânsito no Fontanário. Conforme a Prefeitura, a obra naquela região foi realizada por uma construtora como contrapartida de um empreendimento imobiliário e não teve custo para o Município.

Na prática, o trânsito na região do Fontanário voltou a ficar como durante as operações especiais que eram realizadas ainda no governo do prefeito cassado Dixon Carvalho (Progressistas). A medida foi anunciada no final de outubro de 2018 e ocorria apenas no horário de pico, quando a Secretaria de Transportes de Paulínia fechava com cavaletes o retorno da Paulista para o Jardim Planalto e o acesso ao Portal Colonial.
A intervenção na rotatória durou dez dias, entre os dias 5 e 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, no período das 17h às 19h. À época o motorista que seguia na Avenida Paulista e desejava acessar o Portal Colonial ou retornar para o Planalto também deveria fazer o retorno no semáforo da Rua São Bento. Já o novo caminho proposto para a região do João Aranha e Jardim São José era passar pelo Portal Colonial e acessar a Avenida Roberto Mange.

“No período de dez dias, segundo o que se pode avaliar, houve ganho de até 25 minutos no trajeto entre o Centro e a rotatória”, disse à época o engenheiro de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes Alair Roberto Godoy, responsável pelas mudanças na circulação dos veículos, no dia 21 de novembro de 2018, quando anunciou a retomada da operação. “O pico, que normalmente se estende até as 19h30, tem acabado às 19h. Sob este aspecto a operação foi bem sucedida.”
A solução definitiva estava prevista sair no início de 2019. “A proposta é implantar um semáforo no local a fim de reduzir o desconforto causado pela interdição, sem que percamos o ganho da fluidez na avenida”, afirmou o engenheiro. Mas isso somente ocorreria em setembro daquele ano, já no governo interino de Loira (DC), hoje presidente da Câmara de Vereadores, e durou apenas duas horas por causa do nó que deu no fluxo de veículos.
Categorias