Ir para conteúdo

[No estado]
Máscara é obrigatória em ônibus intermunicipais a partir desta 2ª-feira

Determinação abrange todos os passageiros em coletivos fiscalizados pela EMTU e Artesp; quem estiver sem proteção será impedido de  viajar

3 mai 2020 – 15h30
Medida faz parte das ações do Estado para frear o ritmo de contaminação da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Aobrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos ônibus das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do transporte intermunicipal em todo o estado paulista começa a valer a partir desta segunda-feira (4). Passageiro sem a proteção facial será impedido de entrar em coletivos fiscalizados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e pela Agência de Transporte do Estado (Artesp).

A medida foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na última quarta-feira (29). O Decreto Estadual nº 64.956 de 29/4/2020 já foi publicado no Diário Oficial do Estado e abrange todos passageiros dos ônibus intermunicipais da EMTU nas regiões metropolitanas; dos ônibus rodoviários fiscalizados pela Artesp; do Metrô; e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

De acordo com o decreto, caberá às empresas e aos prestadores de serviços fiscalizar e não permitir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no interior dos ônibus, das estações de Metrô e dos vagões. “As empresas serão fiscalizadas pelos órgãos estaduais e municipais e advertidas se identificarmos o não cumprimento desta determinação. Depois da advertência, serão multadas”, explicou o governador paulista.

A medida faz parte das ações que o governo do Estado toma para frear o ritmo de contaminação da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. “Mesmo quem não tem sintoma pode estar infectado e infelizmente acabar contaminando outro passageiro”, lembrou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. “Usar máscara é um cuidado pessoal e um gesto que demonstra respeito a quem está ao seu lado. Se todos colaborarem, vamos juntos vencer o coronavírus.”

“Tenho certeza que essa medida será seguida também por decretos municipais dos demais prefeitos do Estado de São Paulo para tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo. A obrigatoriedade é válida também para táxis e aplicativos, e a especificação será feita pelas prefeituras municipais”, disse Doria.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.