Anúncios
Ir para conteúdo

[Pandemia]
Sexta morte investigada pelo novo coronavírus é descartada em Paulínia

Anúncio

Município agora não possui mais nenhum óbito em apuração; dos sete casos somente um aconteceu em decorrência da Covid-19

26 abr 2020 – 18h57
Estado de São Paulo registra neste domingo 1.700 mortes pelo novo coronavírus (Foto: Agência Brasil)

OComitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus informou neste domingo (26) que um óbito em investigação, que havia sido publicado no boletim do dia 18 de abril como suspeito da Covid-19, foi descartado em decorrência do resultado negativo para o exame de swab (secreção nasal e bucal) feito no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Dos sete apurados até agora em Paulínia, apenas um teve como causa o novo coronavírus.

A paciente de 57 anos era hipertensa e diabética e vinha sendo acompanhada pelo Serviço de Oncologia Municipal em decorrência de um câncer de pulmão. Estava sendo assistida no Hospital Municipal de Paulínia “Vereador Antônio Orlando Navarro” e deu entrada na Unidade Respiratória no dia 13, apresentando queixas de falta de ar e tosse seca. Foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após o agravamento dos sintomas respiratórios, evoluindo para óbito no dia 17 de abril.

“A Administração se solidariza com os familiares e amigos”, destacou o governo municipal por meio de nota neste domingo. A Prefeitura informou que é essencial que todos sigam as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus e reforçou a necessidade do isolamento domiciliar, saindo somente para necessidades extremas.

O índice de isolamento social em Paulínia neste sábado (25) alcançou 53% contra 47% verificado na sexta-feira (24), segundo monitoramento do governo estadual. Está 17 pontos percentuais abaixo do considerado ideal (70%) pela Secretaria da Saúde do Estado para diminuir a velocidade de contaminação do novo coronavírus.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), ao contrário de Paulínia que descartou um óbito, Sumaré registrou mais uma morte suspeita pela Covid-19. Agora, são sete em apuração na cidade. Divulgaram novos casos confirmados da doença neste domingo no bloco regional formado por 20 municípios Hortolândia (+7), Sumaré (+7) e Vinhedo (+2). Campinas não havia atualizado seus números até a publicação deste texto.

O estado de São Paulo registra neste domingo 1.700 mortes pelo novo coronavírus. O Interior, Litoral e cidades da Grande São Paulo já respondem por mais de 1/3 desse total. Entre os casos verifica-se a mesma proporção. Dos 20.715 confirmados neste domingo, 34% também aconteceram nessas regiões, fora da Capital.

Houve pelo menos uma vítima fatal da doença em 128 cidades, incluindo São Paulo. O número de municípios com no mínimo um caso salta para 284, ou 44% do território estadual. A Capital concentra neste domingo 65% do total de casos e mortes de SP.

Neste domingo, há também 7,5 mil pacientes suspeitos e confirmados internados em hospitais do estado de São Paulo – 2.908 em UTI e 4.619 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos para atendimentos Covid-19 em UTI no estado mantém-se em 58,9%, assim como na Grande São Paulo, com 77,3%.

O Ministério da Saúde informou, neste domingo, que o Brasil tem 61.888 casos confirmados da Covid-19 e 4.205 mortes. De acordo com a última atualização do órgão, 30.152 pessoas infectadas estão recuperados (49%) e 1.322 óbitos estão em investigação.

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 3.379 novos casos, o que representa incremento de 5,8% em relação aos dados de sábado (25) e 189 mortes, alta de 4,7% em relação à atualização de sábado.

O estado com maior número de casos e óbitos é São Paulo: 20.715 e 1,7 mil, respectivamente. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 7.111 casos, e 645 mortes. Em terceiro lugar, está o Ceará com 5.833 casos e 327, mortes. O estado com o menor número de casos é Tocantins, com 58 casos confirmados, e duas mortes.

Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia em decorrência da Covid-19. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região –, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.