[Prevenção]
Defesa Civil de Paulínia dá início a operação estiagem deste ano
De acordo com a Prefeitura, João Aranha, Betel e Alto dos Pinheiros foram os bairros com mais focos de queimadas durante o ano passado
24 abr 2020 – 17h52

ASecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paulínia iniciou nesta sexta-feira (24) a Operação Estiagem 2020, que irá até setembro. O período é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e focos de incêndios.
De acordo com a Prefeitura, serão priorizadas ações preventivas, além do efetivo combate às queimadas. O monitoramento das áreas de incêndios será por meio de imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A Defesa Civil estará à frente da operação, mas o trabalho envolve uma força-tarefa multidisciplinar, com apoio das secretarias municipais de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Obras e Serviços. O Corpo de Bombeiros também faz parte da operação.
Durante o ano passado, os bairros com mais focos de queimadas em Paulínia foram João Aranha, Betel e Alto dos Pinheiros, conforme levantamento da Prefeitura. Ela não informou quantos incêndios foram registrados na cidade em 2019.
Nos termos da legislação penal, provocar incêndio ambiental é crime. Quem avistar um foco de queimada deve ligar para os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 190 (Polícia Militar).
A Prefeitura de Paulínia orienta que se alguém testemunhar alguma pessoa ateando fogo em vegetação, lixo, ou em qualquer outro lugar, deve procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar às autoridades.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias