Anúncios
Ir para conteúdo

[Proteção]
Decreto recomenda uso de máscaras pela população em todo o Estado

Medida tomada pelo governo de São Paulo atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde

23 abr 2020 – 16h52
Cidadãos poderão utilizar máscaras caseiras, confeccionadas com tecido (Foto: Agência Brasil)

Ogovernador João Doria (PSDB) informou que vai publicar nesta sexta-feira (24) um decreto recomendando que a população dos 645 municípios do Estado de São Paulo utilize máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas. A medida faz parte de uma série de medidas adotadas pelo governo estadual para reduzir a velocidade de disseminação da pandemia do novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

“É importante que essa recomendação seja seguida pelas pessoas que, em caso de extrema necessidade, precisem sair das suas casas”, disse Doria. “Isso não retira a recordação de ficar em casa, para salvar vidas. Mas se você tiver que ir a um supermercado, a uma farmácia ou a algum estabelecimento essencial, vá de máscara.”

A medida atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e abrange todos os 645 municípios do Estado. Os cidadãos poderão utilizar máscaras caseiras, confeccionadas com tecido, para atender à nova recomendação do Estado. A utilização da proteção facial, associada à orientação de isolamento social, tem objetivo de reduzir os índices de contaminação entre a população.

“Podemos observar que uma parte considerável e majoritária da população já está usando as máscaras. Inclusive as máscaras domésticas, que são aceitáveis pela medicina. Se necessário for, em uma nova etapa, e esperamos que não haja esta necessidade, tornaremos obrigatório. Mas não consigo compreender que alguém não queira usar a máscara e proteger a própria vida”, disse Doria.

O governador fez um novo alerta para que as pessoas fiquem em casa no período da quarentena. “Ontem (quarta-feira), a taxa de isolamento na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo, foi de 48%. Isso é grave, acendendo o sinal amarelo”, afirmou o governador. Em Paulínia, caiu para 47%. O patamar recomendado pela Secretaria da Saúde do Estado é de 70% para que a quarentena tenha eficácia na redução do avanço da Covid-19.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.