[SIMI-SP]
Isolamento sobe para 62% e Paulínia registra segunda melhor taxa da RMC
Índice medido na cidade ficou atrás de Vinhedo (63%) em comparação aos resultados das 10 cidades monitoradas no bloco regional
20 abr 2020 – 17h

Paulínia registrou neste domingo (19) a segunda melhor marca de isolamento social entre as 10 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), avaliadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo. Com taxa de 62% – alta de 13 pontos percentuais em relação a sábado (18) –, ficou atrás apenas de Valinhos (63%) e empatada com Hortolândia.
O resultado de 62% deixou Paulínia a oito pontos percentuais do índice de 70%, considerado o ideal pelo coordenador do Centro de Contingência do coronavírus no estado, o médico infectologista David Uip, para diminuir a velocidade da disseminação da Covid-19. O estado de São Paulo e a média da RMC atingiram a taxa de 59%.
Paulínia foi a cidade monitorada da RMC que teve a maior alta no índice de isolamento social de sábado para domingo, 13 pontos percentuais (em comparação com sexta foi 15). Os demais municípios do bloco regional registraram crescimento entre nove e seis pontos percentuais. Essa adesão dos paulinenses é a segunda melhor desde quando foi decretada a quarentena cidade
- Paulínia: 62% – treze pontos percentuais acima de sábado;
- Americana: 58% – nove pontos percentuais acima de sábado;
- Campinas: 58% – seis pontos percentuais acima de sábado;
- Hortolândia: 62% – seis pontos percentuais acima de sábado;
- Indaiatuba: 60% – seis pontos percentuais acima de sábado;
- Itatiba: 56% – sete pontos percentuais acima de sábado;
- Santa Bárbara d’Oeste 51% – seis pontos percentuais acima de sábado;
- Sumaré: 50% – oito pontos percentuais acima de sábado;
- Valinhos: 60% – seis pontos percentuais acima de sábado; e
- Vinhedo: 63% – seis pontos percentuais acima de sábado.
Neste domingo, Paulínia completou um mês do anúncio do primeiro caso confirmado da Covid-19 na cidade: um representante bancário de 36 anos, segundo o informe do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Por volta das 15h30 deste domingo também houve uma carreata pedindo a reabertura total de comércios e serviços com o isolamento social somente do grupo de risco para doença.
Na última sexta-feira (17), o governador João Doria (PSDB) prorrogou a quarentena nos 645 municípios do estado de São Paulo até o próximo dia 10 de maio. O prefeito Du Cazellato (PL) informou que nesta quarta-feira (22) vai sair a decisão se Paulínia seguirá ou não o governo estadual. Até as 15h30 deste domingo, o município tinha 11 pacientes com a Covid-19 e investigava três mortes.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias