Anúncios
Ir para conteúdo

[Paulínia]
Isolamento social cai para o pior patamar desde o início da quarentena

Anúncio

Cidade registrou índice de adesão de 47% nesta sexta-feira – 23 pontos percentuais abaixo do considerado ideal por centro de contingência

18 abr 2020 – 21h55
Vista aérea da região do Portal Futurista: índice de isolamento vem caindo dia a dia (Foto: Divulgação)

Oíndice de adesão dos paulinenses à quarentena caiu para 47% nesta sexta-feira (18). É a pior taxa do município desde o início do isolamento social implantado nas 645 cidades do estado de São Paulo para diminuir a velocidade do avanço do novo coronavírus. Ela iguala à marca registrada em Paulínia no último dia 9 de abril.

O patamar de 47% em Paulínia foi medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo. Segundo o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus no estado, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para diminuir a velocidade da disseminação da Covid-19 é de 70%.

Além de estar 23 pontos percentuais abaixo do ideal, a adesão dos paulinenses à quarentena cai diariamente desde o último dia 12 deste mês, quando atingiu o nível de 62%. No dia 13 despencou para 50%, depois baixou para 49% e, agora, atingiu 47%. O melhor resultado alcançado pela cidade ocorreu no dia 23 de março (63%).

Entre os 10 municípios monitorados na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Paulínia teve a sexta pior marca nesta sexta-feira. Também ficou abaixo do índice do estado (49%) e empatou com a média da RMC. Confira o desempenho de cada município:

  • Paulínia: 47% – dois pontos percentuais abaixo de quinta-feira;
  • Americana: 45% – queda de dois pontos percentuais;
  • Campinas: 46% – queda um ponto percentual;
  • Hortolândia: 50% – o mesmo de quinta-feira;
  • Indaiatuba: 49% – queda de dois pontos percentuais;
  • Itatiba: 44% – queda de dois pontos percentuais;
  • Santa Bárbara d’Oeste 44% – queda de dois pontos percentuais;
  • Sumaré: 44% – queda de um ponto percentual;
  • Valinhos: 48% – queda de dois pontos percentuais; e
  • Vinhedo: 52% – queda de um ponto percentual.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. Atualmente, abrange 104 cidades maiores de 70 mil habitantes. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.