[Eleições 2020]
Secretários de Governo e de Segurança Pública pedem exonerações
Danilo Barros e Alexandro Eduardo da Silva não fazem mais parte da Administração do prefeito Du Cazellato (PSDB) a partir desta sexta-feira
3 abr 2020 – 00h16

Dois secretários vão deixar o governo de Du Cazellato (PSDB) em meio à crise sanitária e econômica da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, em Paulínia, para poderem concorrer às eleições municipais deste ano. Os decretos com as exonerações de Danilo Barros e Alexandro Eduardo da Silva, respectivamente, das secretarias municipais de Governo e de Segurança Pública, foram publicadas na edição desta quinta-feira (2) do Semanário Oficial do Município e passam a valer a partir desta sexta-feira (3).
Segundo os decretos, as exonerações ocorreram a pedido de Danilo Barros e de Alexandro Eduardo. Agora, já são três baixas confirmadas no secretariado de Du Cazellato desde o início de seu governo em novembro passado. A primeira foi no dia 6 de março, quando no auge da crise da troca das empresas de ônibus do transporte público municipal, Antonio Carlos Amante Carreira acabou demitido.

A demissão de Leonardo Espartaco Cezar Ballone do comando da Secretaria Municipal de Chefia de Gabinete do Prefeito, no último dia 27, quando teria pedido exoneração do cargo “em caráter irrevogável e irretratável”, ainda não se confirmou. À época, a assessoria de imprensa do governo negou o fato à reportagem, o nome de Ballone permanece quase uma semana depois no site oficial da Prefeitura à frente da Pasta e sua exoneração não foi publicada no Semanário Oficial de Paulínia. Por causa da Covid-19, o trabalho dele seria realizado de casa.
“Tive que me descompatibilizar do cargo para se, eventualmente, sair de candidato a vereador (nas eleições municipais deste ano)”, explicou Danilo Barros. “Não posso ser candidato e estar no cargo (de secretário municipal). Tinha que sair até amanhã (sexta-feira)”. A lei eleitoral determina que secretários municipais que desejam se candidatar às eleições do próximo dia 4 de outubro devem deixar seus cargos seis meses antes.
O ex-secretário afirmou que ainda não se decidiu se concorrerá à reeleição na Câmara. Ele adiantou que não estará na sessão extraordinária desta sexta (3) para votar o auxílio calamidade pública. “A intenção é não voltar para Câmara de imediato”, afirmou Danilo Barros. “Quero descansar um pouco, mas não alinhei nada com o Daniel Muller (vereador suplente em exercício na vaga de Danilo Barros)”, destacou. “A intenção é que ele fique mais uns dias.”
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, Alexandro Eduardo também deixou o cargo para sair candidato nas eleições municipais deste ano. “Em breve, os substitutos serão anunciados”, informou. Quanto a Ballone, “não tem novidade”.
Danilo Barros é vereador e considerado homem forte no governo de Du Cazellato. Esteve à frente da campanha vitoriosa do tucano na eleição suplementar de 2019; foi vice-presidente da Mesa que tinha Du Cazellato na Presidência do Legislativo, no biênio 2017/2018; assumiu o comando da Casa quando o tucano se licenciou para ser prefeito interino de Paulínia, entre o final de 2018 e o início de 2019; e, agora, tinha seu nome cogitado para ser vice-prefeito em uma eventual tentativa de reeleição de Du Cazellato.
Alexandro Eduardo também sempre foi o preferido de Du Cazellato para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O guarda municipal de carreira comandou a pasta no governo interino do tucano e voltou a ocupar o cargo até esta quinta-feira (2) no mandato-tampão de Du Cazellato, que termina no dia 31 de dezembro deste ano.
Quem saiu
- Danilo Barros – secretário de Governo;
- Alexandro Eduardo da Silva – secretário de Segurança Púbica; e
- Antonio Carlos Amante Carreira – secretário de Transportes.
Quem continua
- Leonardo Ballone – secretário de Chefia de Gabinete;
- Juliano Merkes – secretário de Desenvolvimento Econômico;
- José Luiz da Silva Braga – secretário dos Negócios da Receita;
- Nicholas Andrews Baccarin – secretário de Finanças;
- José Cláudio Castoldi – secretário de Habitação;
- Toní Roberto da Silva Guimarães – secretário de Proteção e Defesa Civil;
- Rander Augusto Andrade – secretário de Cultura;
- Alexandre Fávaro – secretário de Esportes;
- Leonardo Viu Torres – secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente;
- Renato Breda – secretário de Turismo e Eventos;
- Lúcia Helena Lima Giunco – secretária de Administração;
- Fábio Alves – secretário de Saúde;
- José Guimarães – secretário de Recursos Humanos;
- Marcelo Mello – secretário de Obras e Serviços Públicos;
- Marco Antônio Pires Ward, secretário de Planejamento Urbano e Controle Urbano;
- Meire Muller – secretária de Educação; e
- Rita Coelho – secretária de Promoção Social.
Quem está na interinidade
- Guilherme Mello Graça – Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos; e
- Luciana Marinho – Secretaria Municipal de Transportes.
Secretarias sem comando
- Secretaria Municipal de Governo; e
- Secretaria Municipal de Segurança Púbica.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias