Ir para conteúdo

[Boletim]
Prefeitura intensiva combate a disseminação da pandemia da Covid-19

Medidas foram tomadas após confirmação da primeira morte suspeita pelo novo coronavírus em Paulínia; região metropolitana tem 26 casos confirmados

26 mar 2020 – 21h22
Funcionário faz a desinfecção com hipoclorito de sódio no entorno do Hospital Municipal (Foto: Divulgação)

Com a confirmação da primeira morte suspeita pelo novo coronavírus nesta quinta-feira (26), em Paulínia, a Prefeitura intensificou as ações no combate à proliferação da Covid-19 e fez a desinfecção com hipoclorito de sódio no entorno do Hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”.

Passados 30 dias do primeiro caso do novo coronavírus confirmado no Brasil, até as 18h desta quinta-feira, Paulínia somava 40 notificação da Covid-19 na cidade: duas confirmadas, 25 suspeitas, 12 descartadas e uma morte pela doença sendo apurada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A mesma desinfecção realizada aos arredores do hospital será adotada nos entornos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), informou a Prefeitura. O trabalho de higienização teve início na segunda-feira (23) com a desinfecção dos locais onde ainda há circulação de pessoas, como por exemplo, pontos de ônibus da Avenida José Paulino.

Bairros como São José, Monte Alegre e Bom Retiro também já receberam o trabalho de higienização, que é executado por funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Campinas

Campinas foi a cidade da região metropolitana que mais apresentou casos confirmados do novo coronavírus nesta quinta-feira: em 24 horas esse número saltou de 10 para 16. O município ainda investiga outras 441 ocorrências da doença.

Conforme a Prefeitura, dos 16 casos, uma pessoa está internada, em leito comum, sem febre e com previsão de alta em breve. Os demais seguem em isolamento domiciliar, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben.

Americana

A vigilância epidemiológica de Americana recebeu a confirmação, nesta terça-feira (24) de um resultado positivo para o novo coronavírus de um morador do município, cujo caso havia sido anteriormente contabilizado em São Paulo, por também ter residência naquele município.

O paciente, um homem de 41 anos, começou a apresentar dores pelo corpo no dia 16 de março, sendo que no mesmo dia ele viajou para a Capital. Ele então procurou o Hospital Samaritano da cidade de São Paulo. Um laboratório particular e o Instituto Adolfo Lutz atestaram o exame e diagnóstico de caso positivo para Covid-19.

Hortolândia

Um segundo caso da Covid-19 também foi confirmado em Hortolândia, na noite desta quarta-feira (25). Conforme a Prefeitura, a divulgação foi feita via boletim enviado pela comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, às 21h. Até a publicação deste texto não havia detalhes do paciente nem onde se deu a contaminação.

Com esses oito novos casos confirmados do novo coronavírus, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem até o momento 26 pacientes infectados pela Covid-19.

  • Paulínia – 2;
  • Campinas – 16;
  • Hortolândia – 2;
  • Americana – 1;
  • Holambra – 1;
  • Valinhos – 3; e
  • Jaguariúna – 1.

A RMC não tem nenhuma morte registrada em decorrência da Covid-19 até esta quinta. Mas agora cinco cidades investigam suspeitas seis óbitos relacionados ao novo coronavírus: Além de Paulínia, Indaiatuba (2), Nova Odessa, Pedreira e o Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que apura o caso que envolve uma moradora de Águas de Lindoia. As amostras estão no Instituto Adolfo Lutz.

Estado

O número de mortes relacionadas ao novo coronavírus no Estado de São Paulo cresceu 163,6% em apenas quatro dias, conforme balanço da Secretaria de Estado da Saúde. No último domingo (22), o Estado registrava 22 mortes, contra 58 nesta quinta-feira (26). Os óbitos confirmados nesta tarde também apontam um avanço da doença para outras regiões do Estado.

No domingo apenas a Capital paulista registrava óbitos relacionados à doença. Já nesta quinta-feira, os municípios de Vargem Grande Paulista, Guarulhos, Taboão da Serra e Ribeirão Preto também contabilizam pelo menos uma morte.

Comorbidades

Das 10 novas mortes contabilizadas nesta quinta, sete são de homens (36, 63, 73, 76, 80, 86 e 92) e três de mulheres (64, 77, 77). Nove são da Capital e o paciente de 36 anos, que apresentava comorbidades, morava no município de Ribeirão Preto.

O número de pacientes graves em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos e privados, notificados no sistema da Secretaria, também indica crescimento. Quarta (25) eram 59 pacientes com casos confirmados. Nesta quinta, foram informadas 84 pessoas internadas. O estado também registra 1.052 casos confirmados da doença.

Brasil

Ao completar nesta quinta-feira (26) um mês após o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, a pandemia de Covid-19 produziu 77 mortes no País, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta tarde. A taxa de letalidade é de 2,7%.

As mortes se expandiram para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com óbitos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e Amazonas. Chegou a ser anunciado o total de 78 mortes nesta quinta, mas o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, retificou e afirmou que o Distrito Federal não tem morte pela Covid-19.

Confirmados

O montante de casos confirmados saiu de 2.433 quarta-feira (25) para 2.915 casos nesta quinta. Esse resultado marcou um aumento de 54% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas.

Do total de mortes, 58 foram em São Paulo, nove no Rio de Janeiro, três no Ceará, três em Pernambuco, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Goiás.

Ranking

Como local de maior circulação do novo coronavírus no País, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 1.052 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (421), Ceará (235), Distrito Federal (200), Rio Grande do Sul (158) e Minas Gerais (153).

Também registram casos confirmados Santa Catarina (122), Bahia (104), Paraná (102), Amazonas (67), Pernambuco (48), Espírito Santo (39), Goiás (39), Mato Grosso do Sul (25), Acre (24), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (16), Pará (13), Alagoas (11), Mato Groso (11), Maranhão (10), Piauí (nove), Roraima (oito), Tocantins (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (cinco) e Amapá (dois).

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.