Ir para conteúdo

[Cuidados]
Paulínia libera realização de velórios com restrições de público e horário

Número de presentes em cerimônia de despedida deve ser limitado a 10 pessoas para evitar grandes aglomerações e disseminação do novo coronavírus

22 mar 2020 – 13h56
Cerimônias fúnebres deverão ser feitas no horário das 7h30 às 16h, ficando fechadas à noite (Foto: Divulgação)

Arealização de velórios está liberada em Paulínia em tempos de Covid-19, mas a Prefeitura decidiu limitar o horário e o público para conter a disseminação do novo coronavírus na cidade. Agora as cerimônias fúnebres deverão ser feitas no horário das 7h30 às 16h e poderão ser acompanhadas por no máximo 10 pessoas em sistema de revezamento.

O informe técnico do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, foi definido na tarde deste sábado (21), atendendo a uma determinação do decreto que estabeleceu situação de emergência em Paulínia devido à disseminação do novo coronavírus.

A recomendação é para que as atividades que envolvam os funerais e os sepultamentos nas dependências do velório e nos cemitérios municipais ocorram, em caráter excepcional, entre as 7h30min e 16h, devendo o velório permanecer fechado no período noturno.

A nota técnica esclarece que deve ser evitada a realização de velórios em igrejas, auditórios e salão nobre. Também orienta que o número máximo de pessoas por sala no velório municipal seja de 10 em sistema de rodízio para cada funeral, evitando assim aglomeração.

A Secretária Municipal de Saúde recomenda a menor aglomeração possível no velório, devendo ser avaliada a participação exclusivamente de familiares e amigos próximos.

“As famílias devem, em conjunto com as funerárias, discutir a possibilidade de redução do tempo do funeral e das cerimônias religiosas para reduzir o risco de exposição de pessoas e do ambiente”.

Em funeral de casos suspeitos em investigação ou confirmados positivos para a Covid-19 devem ser realizados com a urna funerária fechada. “É importante considerar a não participação em velórios e enterros de pessoas do grupo de risco para a Covid-19, além de gestantes e crianças”.

Durante as cerimônias fúnebres terá de haver também a ampla divulgação visível sobre as medidas de etiqueta respiratória nos ambientes. “Essas recomendações podem ser alteradas conforme novos estudos e orientações técnicas que forem publicados”, destacou a Secretaria de Saúde na nota técnica.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.