Anúncios
Ir para conteúdo

[Ônibus]
Passaredo perde transporte escolar em Paulínia para o Grupo Belarmino

Nova empresa deve começar a operar a partir da próxima segunda-feira e irá decretar a saída em definitivo do Grupo Passaredo do município

14 fev 2020 – 15h30
Ônibus da Rápido Luxo Campinas, do Grupo Belarmino, em meio aos da Passaredo (Foto: Divulgação)

AViação Passaredo vai deixar de vez a cidade de Paulínia. Substituída há cerca de um mês pela Terra Auto Viação no transporte urbano e rural de passageiros no município, agora dará lugar à VB Transportes e Turismo Ltda no transporte escolar. A partir desta segunda-feira (17), a empresa do Grupo Belarmino será responsável por parte do fretamento escolar de crianças e adolescentes estudantes da rede municipal de ensino.

Nesta sexta-feira (14) ônibus da Rápido Luxo Campinas Ltda, igualmente pertencente ao Grupo Belarmino, estavam na garagem da Passaredo, em Paulínia. Funcionários da Passaredo também já acertavam a transferência para a nova empresa do transporte escolar na cidade.

A Passaredo dividia o serviço de transporte escolar de estudantes da rede municipal de Paulínia, por meio de contratos emergências, com a Sancetur e a Smile Transportes e Turismo. A Prefeitura informou que o contrato emergencial da Sancetur também se encerra nesta sexta-feira e garantiu que divulgará a vencedora do processo licitatório até o final da tarde desta sexta-feira.

De acordo com a Prefeitura, “até a Sancetur pode continuar (com parte do transporte escolar) desde que ganhe a nova licitação”. Porém, manteve o mistério sobre a saída da Passaredo e não tocou no nome da Smile. Mas ressaltou que “contratos emergenciais” não podem ser prorrogados. A expectativa é de que valores e período dos novos contratos sejam divulgados até o início da noite.

Informações ainda não confirmadas pela Prefeitura e passadas para funcionários das empresas de ônibus davam conta que o transporte escolar da rede municipal de ensino deverá agora ser divido entre VB, Sancetur e Smile, que já opera o fretamento de transporte universitário oferecido de graça pela Prefeitura a alunos que estudam fora de Paulínia. Dos cerca de 150 ônibus que fazem as linhas, VB e Smile ficariam dessa vez com o maior número de veículos. Já a Sancetur com aqueles que transportam alunos com deficiência.

Coletivo

O Grupo Passaredo, após mais de 20 anos, deixou o transporte público urbano e rural de passageiros em Paulínia no último dia 11 de janeiro passado, quando a Terra Auto Viação, que venceu o chamamento público, passou a operar na cidade emergencialmente durante seis meses e pelo valor de R$ 8,5 milhões.

Apesar dos 37 dias de transição entre o Grupo Passaredo, por meio da Viação Flama, e a Terra Auto Viação, o primeiro dia da mudança de empresa no transporte público urbano e rural de passageiros foi marcado por confusão, atrasos, veículos sujos, letreiros de bairros do Rio de Janeiro, falhas mecânicas e reclamações de quem conseguiu utilizar os ônibus.

Escolar

Passado um mês de operação da Terra, os problemas diminuíram, mas ainda persistem as reclamações dos passageiros de atrasos de ônibus, veículos velhos, falhas mecânicas e não cumprimento de itinerários pela empresa. No transporte escolar, espera-se mais tranquilidade na mudança de empresa devido ao tipo de serviço, à estrutura e à experiência no setor da VB Transportes, que, das três, é a única que até então não opera na cidade com escolar.

A VB Transportes e Turismo Ltda faz parte de um conglomerado de empresas, com atuação nas áreas tanto de transportes de passageiros como de cargas. Tem origem na Viação Bonavita – fundada em 1927 por Rafael e Antonio Bonavita. Foi comprada pelo Grupo Belarmino em 15 de julho de 2003. Em 2005, passou a se chamar VB e, em 2006, com a nova licitação do transporte de Campinas, a VB também passou a operar no segmento urbano.

O Grupo Belarmino presta serviços em várias cidades do estado paulista:

  • Rodoviário: São Paulo, Guarulhos, Campinas, Limeira, Rio Claro, Piracicaba, Jundiaí, Sorocaba, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Osasco, entre outras.
  • Suburbano: Rio Claro, Limeira, Jundiaí, Piracicaba, Salto, Itu, Porto Feliz, Cordeirópolis e Iracemápolis.
  • Fretamento: faz o transporte de funcionários de empresas dos mais diversos segmentos do mercado, assim como de instituições de ensino.
  • Turismo: realiza viagens turísticas (excursões) a todas as regiões do Estado e do País, seja com frota própria ou das coligadas.
Saiba quais são as demais empresas do Grupo Belarmino
  • Comercial Sambaíba de Viaturas Ltda.;
  • Empresa Bragantina de Varrição e Coleta de Lixo Ltda (Embralixo);
  • Empresa São José Ltda;
  • Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus Ltda;
  • Rápido Luxo Campinas Ltda;
  • Rápido Sumaré Ltda;
  • Sambaíba Transportes Urbanos Ltda;
  • Transportes Capellini Ltda;
  • Valle Sul Transportes e Turismo Ltda;
  • Viação Atual Ltda;
  • Viação Avante Ltda;
  • Viação Campo dos Ouros Ltda;
  • Viação Itu Ltda;
  • Viação Lirabus Ltda;
  • Viação Ouro Verde Ltda;
  • Vila Real Transportes e Serviços Ltda;
  • West Side Viagens e Turismo Ltda.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.