[Rope]
Paulínia cria ronda para levar segurança e combater as drogas nas escolas
Projeto piloto funciona este ano na Emei Leonor Jacinto Pietrobon, no Jardim Leonor; e na Emef Maria Regina de Mattos, no Vida Nova
13 fev 2020 – 20h05

APrefeitura de Paulínia criou o “Programa Ronda Policial Escolar (Rope)”, uma ação que funcionará em conjunto entre as secretarias municipais de Segurança e Educação. O projeto foi divulgado na tarde desta quinta-feira (13), mas o decreto que dispõe sobre a implantação do novo grupo saiu publicado na edição do último dia 6 do Semanário Oficial do Município.
De acordo como o secretário municipal de Segurança Pública, Alex Eduardo da Silva, o programa consiste em levar segurança nas áreas escolares, além de conscientizar e prevenir os estudantes contra as drogas lícitas e ilícitas. O tema violência doméstica também será abordado pelos guardas municipais do Rope.



“O objetivo do Rope é orientar, prevenir e proteger as unidades educacionais da rede municipal de ensino e desenvolver trabalho preventivo integrado com os diretores, professores, alunos, pais e responsáveis”, explicou o secretário de Segurança.
Durante o ano letivo serão desenvolvidas atividades de conscientização, com a realização de diálogos, visando a aproximação das crianças e da comunidade com os agentes envolvidos. A ideia é fomentar a aproximação das crianças e da comunidade, evitar invasões e conscientizar todos os envolvidos no programa sobre seus direito e deveres.



O programa piloto será desenvolvido este ano na Emei Leonor Jacinto Pietrobon, que fica no bairro Jardim Leonor; e na Emef Maria Regina de Mattos e Moura, localizada no Residencial Vida Nova. A ideia é expandi-lo para outras unidades educacionais no próximo ano.
“As ações de prevenção têm o objetivo de levar tranquilidade aos alunos, professores e funcionários e evitar o mau uso das cercanias das escolas por parte de vendedores ambulantes e pessoas estranhas à comunidade escolar”, afirmou Silva.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias