Ir para conteúdo

[Circular]
Primeiro dia da Terra no transporte público é marcado por problemas

Passageiros reclamaram de ônibus sujos, velhos, quebrados, atrasados e com letreiros com nomes de bairros da cidade do Rio de Janeiro

12 jan 2020 – 14h20
Ônibus da Terra no Rodoshopping de Paulínia com letreiros de nomes de bairros do Rio (Foto: Divulgação)

Nem 37 dias de transição foram capazes de evitar o caos no transporte público de Paulínia na troca de empresas do setor. O primeiro dia da Terra Auto Viação como concessionária do serviço na cidade, neste sábado (11), foi marcado por confusão, atrasos e reclamações de quem conseguiu utilizar os ônibus.

O fim do contrato da Prefeitura com a Viação Flama, do Grupo Passaredo, ocorreu no dia 5 de dezembro de 2019, mas representantes das duas empresas de ônibus e do governo municipal deram prazo até o dia 10 de janeiro, e depois até sábado (11), para que os novos ônibus começassem a rodar na cidade.

Veículo da Terra quebra e passageiros são obrigados a seguirem a pé seus destinos (Foto: Divulgação)

O período de transição seria para evitar o que a população experimentou com a estreia da Terra neste sábado, mesmo quando neste dia o número da frota e de passageiros é reduzido. Para se ter uma ideia dos 52 ônibus que fazem as 13 linhas do transporte público do município, 32 vão as ruas no sábado e 18 no domingo.

Mas o que os passageiros encontraram foi um festival de problemas: veículos sujos, velhos; com letreiros indicando destinos de bairros e linhas do Rio de Janeiro, como Cidade de Deus, Méier, Guanabara, entre outros; além de atrasos; ônibus quebrados; nem todos adesivados; vidros travados; sem ar-condicionado, acessibilidade para deficientes e cobradores, apesar da empresa ter decidido rodar de graça, excepcionalmente, neste final de semana.

Ônibus da Terra Auto Viação que rodava neste sábado sem acento para cobrador (Foto: Divulgação)

As reclamações dos passageiros rapidamente invadiram as redes sociais:

  • Débora Ranzoni Jordão As pessoas tem que advinhar pra onde vai os busão pq não tem nome as linhas;
  • Celia Negri Juliao Juliao Bom dia e de graça que adianta não tem ônibus na linha;
  • Cris Oliveira Tá uma merda no coperlotes levou 1 hora para passar por isso eu digo entra prefeito e saí prefeito ao invés de melhorar piora;
  • Givanilda Aparecida Hoje peguei onibus esta em pessima condições;
  • Givanilda Aparecida Tudo sujo muita poeira limpa limpa pelo menos antes do povo andar;
  • Rodrigo Tifoski Vamos reclamar ….. buzao velho.. sujo .. ar sem funcionar… borrachas soltas….barulho de carroça…. letreiros com bairros do RJ….. bem vinda Terra…. #viacaoterra #paulinia #prefeituramunicipaldepaulinia..;
  • Tatiane Marson Parece ônibus que vai para os canaviais levar os trabalhadores;
  • Marcia Pires Kkkkkkkkk ser A que são esses os que nos merecemos kkkkk cada comentários, eu gostava dos amarelinhos msm para mim tava ótimo me levava sempre nos horários sempre certos para meu trabalho;
  • Luciene Cunha Vergonha , vergonha ,paulinia a cada dia pior;
  • Abdhala Haissan Rodando com nomes de São Paulo (Rio de Janeiro) e com ônibus de 1970 realmente o preço reduz;
  • Henrique Pereira de Souza Ônibus sujo , parecendo ônibus sucateado, sem contar a demora pela espera. E ainda o povo vai ter o trabalho de ir atrás pra exigir o reembolso dos cartões SEU e solicitar o novo cartão SET . Mudou sim , não pra melhor com certeza;
  • Ricardo Mendonça Souza Parece que o busão quebrou NEH?????;
  • Rafael Souza Falta de organização, mais de hora no ponto hoje de manhã e nenhum ônibus;
  • Poliana Pinto Tá uma porcaria;
  • Evelyn Carolina Uma vergonha, um descaso com a população… ônibus muito sujo, sem manutenção, letreiros com as linhas da zona norte do Rio de Janeiro… o que adianta não cobrarem??? a população merece respeito!!!”.

Tanta bagunça obrigou a Terra a pedir desculpas publicamente à população e se prontificar “a apresentar as melhorias necessárias como forma de resposta aos munícipes e usuários do transporte publico de Paulínia com o devido respeito”. O prefeito Du Cazellato (PSDB) também gravou um vídeo, onde se disse decepcionado e informou que notificou a empresa para cumprir o contrato firmado e sanar os problemas apresentados neste primeiro dia de operação. A Prefeitura também emitiu uma nota (leia abaixo).

Neste domingo (12), a Prefeitura informou que a situação já estava melhor com a limpeza dos ônibus feita e letreiros corrigidos com os nomes de bairros de Paulínia. “Mesmo com as catracas livres, os cobradores foram chamados para trabalharem hoje (domingo)”, esclareceu.

Nota da Prefeitura de Paulínia

A Prefeitura de Paulínia informa que desde a madrugada deste sábado, 11, está fiscalizando a operação da Terra Auto Viação, nova responsável pelo transporte público no município.

Servidores , secretários e o prefeito estão nas ruas monitorando e acompanhando os veículos, ouvindo as críticas e sugestões da população.

A empresa já foi notificada para que tome as devidas providências e cumpra com a proposta apresentada.

A Administração Municipal lamenta os problemas ocorridos neste primeiro dia e reforça que está empenhada em oferecer aos munícipes um transporte público de qualidade.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.