Ir para conteúdo

[Clima]
Temporada de Verão começa neste domingo no Hemisfério Sul

Nesta estação do ano, as chuvas são frequentes em praticamente todo o Brasil; na região, Defesa Civil faz alerta para temporais até terça-feira

21 dez 2019 – 13h50
Temperatura se eleva em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol (Foto: Agência Brasil)

OVerão no Hemisfério Sul começa oficialmente neste domingo (22), às 1h19 (horário de Brasília) e vai até 20 de março de 2020. A estação mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é marcada pela elevação de temperatura em todo o País, devido à posição da Terra em relação ao Sol, tornando os dias mais longos que as noites

O Verão se caracteriza também pelas mudanças rápidas nas condições de tempo, com chuvas fortes, queda de granizo, ventos com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

Em 2020, o Verão não terá a influência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) e La Niña (fenômeno caracterizado esfriamento das águas do Pacífico). Segundo o Inmet, os principais centros internacionais de meteorologia indicam probabilidade elevada de neutralidade e se mantenha ao longo de toda a estação.

“Com a neutralidade do Pacífico Equatorial, outras regiões oceânicas devem ter influência sobre o regime de chuvas durante os primeiros meses de 2020 no Brasil, como a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Sudoeste junto à costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e norte da Argentina, e o Atlântico Subtropical, próximo à costa do Nordeste brasileiro”, informou o Inmet.

Região

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para chuvas intensas em todas as regiões paulistas a partir deste sábado (21). A possibilidade de temporais com descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer horário se estende até a véspera de Natal, na terça (24), em especial na região metropolitana de capital.

Entre segunda (23) e terça, as chuvas atingem com mais intensidade as regiões de Campinas, do Vale do Ribeira, Litoral, Vale do Paraíba, Franca e Ribeirão Preto. Devido ao mau tempo, aumentam as chances de deslizamentos e inundações.

Dicas de segurança durante tempestades
  • Se estiver na estrada com chuva muito intensa, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
  • Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas.
  • Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
  • Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente.
  • Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol.
  • Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.
  • Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
  • Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.