[Tributo]
Valor do IPTU de 2020 vai sofrer reajuste de 2,92% em Paulínia
Autorização para a aplicação do índice foi dada pelo prefeito Du Cazellato (PSDB) e corresponde à inflação acumulada durante 12 meses
8 dez 2019 – 19h40

Ovalor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a ser pago pelos contribuintes em 2020 sofrerá reajuste de 2,92% em Paulínia. O decreto com o índice de aumento foi assinado pelo prefeito Du Cazellato (PSDB) no dia 28 de novembro passado, mas somente publicado na última edição do Semanário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, o reajuste no IPTU segue a orientação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) de que a Prefeitura deve atualizar o valor do imposto a cada ano fiscal. Os 2,92% correspondem à inflação acumulada nos últimos 12 meses e calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para fins de atualização monetária do IPTU a ser lançado em 2020, a Prefeitura considerou a inflação medida no período entre o dia 1º de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019. O governo municipal ainda está contratando a empresa que deverá imprimir os carnês do próximo ano. Em 2019, eles começaram a ser enviados no dia 6 de março às casas dos contribuintes com vencimento da 1ª parcela e cota única no dia 30 daquele mesmo mês.
Neste ano cerca de 41 mil carnês foram entregues pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os contribuintes ainda tinham a opção de acessar os documentos de forma online no site da Prefeitura. A previsão era arrecadar em torno de R$ 22 milhões com o IPTU. Em 2019, o imposto sofreu reajuste de quase 4%, também de acordo com o índice inflacionário do período e autorizado na época pelo então governo interino de Du Cazellato.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias