Ir para conteúdo

[Extramuros]
Saúde realiza testes rápidos de HIV e sífilis na Praça do Bombeiros

Décima segunda edição da campanha ‘Fique Sabendo’ ocorre nesta sexta-feira, das 10h às 17h; resultado sai em 30 minutos e é sigiloso

6 dez 2019 – 5h30
Diagnóstico precoce dessas doenças contribuem para o tratamento em tempo adequado (Foto: Divulgação)

ASecretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (6) a campanha “Fique Sabendo” na Praça da Amizade, popularmente conhecida como Praça dos Bombeiros, na região central de Paulínia. Serão feitos testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis das 10h às 17h. O resultado é sigiloso.

Esta é a 12ª edição da campanha “Fique Sabendo”. No decorrer desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde está mobilizando, com apoio das prefeituras paulistas, mais de 800 ações extramuros focadas na prevenção ao HIV e à sífilis.

Toda a programação foi organizada por meio do Programa Estadual IST/Aids-SP, que neste ano conseguiu um recorde: 99,2% dos municípios do Estado aderiram à campanha, realizada tanto nos serviços fixos do SUS, como fora dos postos. Trata-se da maior testagem do País.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids”, disse o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves. “A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste.”

Gonçalves declarou que, apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente no Estado de São Paulo pela doença.

Disponível durante o ano todo nos serviços de Saúde, o teste rápido por fluído oral é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos, com privacidade e sigilo do paciente garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.