Ir para conteúdo

[Espetáculo]
Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito no Theatro Municipal

Apresentação ocorre neste domingo, faz parte do projeto Conexões Musicais e contará com a participação de músicos moradores da região

9 nov 2019 – 11h30
Maestro Roberto Tibiriçá vai reger a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal (Foto: Divulgação)

AOrquestra Sinfônica Brasileira, uma das mais tradicionais do País, realiza um concerto gratuito no Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo”, neste domingo (10), a partir das 17h. O evento fecha a edição Interior de São Paulo do projeto Conexões Musicais e contará com a participação de músicos moradores de sete municípios da região. Sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, executarão obras de Copland, Bach, Bizet e Tchaikovsky.

O Conexões Musicais é o projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira e tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do Interior. Durante o mês de agosto, músicos moradores de Paulínia, Bragança Paulista, Caçapava, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguetá, Lorena e Suzano participaram de workshops ministrados por renomados instrumentistas da OSB. Os 40 que mais se destacaram nas aulas dividirão o palco com a OSB no concerto de domingo, no Theatro Municipal.

Orquestra de Metais Lyra Bragança realizará show de abertura do concerto da OSB (Foto: Divulgação)

Para a Diretora Geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira Ana Flavia Cabral Souza Leite, o concerto de Paulínia significa a coroação de todo o trabalho desenvolvido na etapa Interior de São Paulo do Conexões Musicais. “Ao longo das atividades realizadas, tivemos a oportunidade de encontrar excelentes aprendizes de música. Oferecemos um pouco do nosso conhecimento, mas também aprendemos muito com cada um deles”, afirmou. Sobre a apresentação do Theatro Municipal, ela adianta: “Como o intercâmbio entre músicos e alunos foi muito intenso e rico, o público pode esperar um espetáculo de alta qualidade e muito emocionante.” A classificação etária é livre.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira está marcada para as 17h, mas antes disso, às 16h30, a Orquestra de Metais Lyra Bragança, o Coral da Escola de Música Paulínia e a Big Band dos alunos da Divisão de Música de Paulínia realizarão shows de abertura. A entrada para o evento é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro nesta sexta-feira (8), das 13h às 16h; sábado (9), das 17h às 20h; e domingo (10), a partir das 10h. Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de Paulínia. A doação é opcional.

Mais informações sobre o projeto Conexões Musicais podem ser encontradas no site www.conexoesmusicais.com.br. O Theatro Municipal de Paulínia fica localizado na Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1.551, no Parque Brasil 500. “O teatro de Paulínia é um lugar esplêndido, muito bonito e grande. Com certeza, esta é uma apresentação para ficar marcada na história do Projeto Lyra e da cidade de Bragança”, disse Káthia Bonna, fundadora do Projeto Lyra.

Sinfônica

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do País. Em seus 79 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de 5 mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Nas últimas sete décadas, a OSB revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, e esteve à frente, maestros e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Também faz parte de sua história a colaboração de alguns dos maiores artistas do cenário internacional como Leonard Bernstein, Arthur Rubinstein, Mstislav Rostropovich, Igor Stravinsky, Claudio Arrau, Zubin Mehta, Lorin Maazel e Kurt Masur, entre muitos outros.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS – Nova Transportadora do Sudeste como mantenedora e a Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Programa
  • Aaron Copland – Fanfarra para um Homem Comum
  • Johann Sebastian Bach – Concerto de Brandenburgo nº 3
  • Georges Bizet – Carmen (suíte nº 1)
  • Piotr Ilitch Tchaikovsky – Marcha Eslava
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.