Ir para conteúdo

[Educação]
Escoteiros oferecem oficina gratuita em Paulínia neste sábado

População aprenderá estilos sustentáveis de vida por meio do cultivo de hortas e de nova relação com alimentos e meio ambiente

25 out 2019 – 5h30
Escoteiros durante atividades do Projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável (Foto: Divulgação)

Os temas educação ambiental e alimentação saudável irão movimentar Paulínia neste sábado (26). Por meio do Projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, promovido pelos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo e financiado pela Fundação Cargill, crianças e adolescentes aprenderão sobre estilos mais sustentáveis de vida através do cultivo de hortas e de uma nova relação com os alimentos e com o meio ambiente.

A atividade acontecerá em dois lugares diferentes: na Emef Sol Nascente, das 9h30 às 12h; e na Escola Municipal Leonor Jacinto de Campos Pietrobom, das 14h30 às 17h. A oficina será oferecida para escoteiros e para toda a população da região interessada. Não haverá inscrições, é preciso somente chegar com 15 minutos de antecedência no local.

A Emef Sol Nascente fica na Rua Rubens Jacinto de Campos, 134, no bairro Jardim Vista Alegre. Já Escola Municipal Leonor Jacinto de Campos Pietrobom está localizada na Rua Joaquim dos Santos, 20, no Alto de Pinheiros. A participação é gratuita.

O coordenador do projeto 1000 Hortas, Artur Malheiros, conta o que é esperado do evento: “Nosso objetivo é que os participantes sejam cativados pela ideia de produzir uma horta em casa e passem a se preocupar com o quê e de onde vem aquilo que estão comendo no dia a dia”. Jogos de interação e discussões serão conduzidos por adultos escoteiros voluntários.

O Projeto 1000 Hortas tem objetivo de conscientizar jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, atingindo o cultivo de 1000 hortas em todo o estado. Isso parte do princípio de que ser saudável influencia na qualidade de vida de todos os indivíduos – e nada melhor do que viver bem enquanto fazemos uma boa ação e cuidamos do planeta.

Saiba mais

O Escotismo é um movimento de educação não formal baseado em valores. Está no Brasil há mais de 100 anos e possibilita aos jovens desenvolverem competências para se tornarem cidadãos ativos e criarem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. O programa educativo atende jovens divididos em faixas etárias, também chamadas de Ramos: 6,5 a 10 anos (Ramo Lobinho); 11 a 14 (Ramo Escoteiro); 15 a 17 (Ramo Sênior) e 18 a 21 (Ramo Pioneiro).

O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. É praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal, totalizando mais de 100 mil escoteiros em todo o País. No estado de São Paulo, o efetivo conta com 28 mil escoteiros. Para conhecer mais acesse www.escoteirossp.org.br.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.