Ir para conteúdo

[Saúde]
Campanha de vacinação contra sarampo tem ‘Dia D’ neste sábado

Em Paulínia, todas as Unidades Básicas de Saúde e três postos volantes vão imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra a doença

18 out 2019 – 5h30
Postos volantes estarão no Paulínia Shopping, Residencial Pazetti e Pague Menos João Aranha (Foto: Divulgação)

O

“Dia D” de vacinação contra sarampo acontece neste sábado (19), com 4,3 mil postos de saúde abertos das 8h às 17h, em todo o Estado de São Paulo. Em Paulínia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três postos volantes participam da campanha, que tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Os postos volantes de vacinação em Paulínia estarão montados no Paulínia Shopping, na entrada do Residencial Pazetti e no hipermercado Pague Menos, unidade do bairro João Aranha. As crianças receberão a tríplice viral, que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz também contra rubéola e caxumba.

A orientação é para que pais ou responsáveis procurem as UBS’s com as respectivas carteiras de vacinação. A ação é realizada com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde. Estudantes da Escola Técnica de Paulínia(Etep) participarão do “Dia D” apresentado teatro educativo nos postos volantes e em Unidades Básicas de Saúde.

A iniciativa do “Dia D” visa ampliar a adesão à campanha em curso em todo o País e que vai até o dia 25. A imunização é destinada a crianças entre 6 meses e 5 anos, considerada a faixa etária mais vulnerável a apresentar complicações pela doença. Desde dia 7, o Estado vacinou 17,7 mil crianças. A meta é imunizar 2,2 milhões.

A campanha também terá uma segunda fase neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

De acordo com o último boletim atualizado da Vigilância Epidemiológica, divulgado no dia 8 passado, Paulínia já registrou 22 casos de sarampo neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde já havia descartado outras 16 notificações da doença na cidade e ainda investigava mais sete suspeitas no município.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.