Ir para conteúdo

[Prevenção]
Samaritano Saúde busca mulheres que devem fazer mamografia

Ação em alusão à campanha Outubro Rosa é destinada àquelas com mais de 40 anos e que não realizam o exame há mais de dois anos

17 out 2019 – 15h40
Espaço Saúde, Departamento de Medicina Preventiva, do PHS Samaritano Saúde (Foto: Divulgação)

Em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama, o PHS Samaritano Saúde realiza busca ativa das mulheres na faixa etária acima de 40 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos.

A ideia é incentivar a realização do exame que pode detectar o câncer de mama. “Estamos com um levantamento que aponta que diversas mulheres nessa faixa etária que possuem o nosso plano de saúde não realizaram a mamografia nos últimos anos”, disse a médica auditora Fernanda Bosshard. “Queremos incentivá-las a ter o hábito da prevenção e principalmente, detectar precocemente o câncer de mama”.

Na ação, o Departamento de Medicina Preventiva está entrando em contato e recebendo também as solicitações – via WhatsApp. Com o pedido liberado, a Medicina Preventiva informa a clínica a qual o exame deve ser agendado.

“Até o final do ano, pretendemos fazer com que boa parte dessas mulheres tenha o exame de mamografia agendado”, afirmou Fernanda Bosshard. A ação também foi estendida às colaboradoras do PHS Samaritano Saúde com mais de 40 anos.

As mulheres com idade acima de 40 anos que não realizaram a mamografia nos últimos dois anos podem entrar em contato com o Departamento de Medicina Preventiva através do WhatsApp (19) 99714-3831 e solicitar o exame.

Além da busca ativa por mulheres que não realizaram mamografia nos dois últimos anos, o departamento de Medicina Preventiva preparou uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa.

– Sexta-feira (18)

  • Acontece uma ação em conjunto com toda a equipe do PHS Samaritano Saúde. Neste dia, todos os colaboradores foram convidados a utilizar uma peça cor de rosa. A ideia é que todos “vistam” rosa para remeter às ações de combate à doença.

– Sábado (19)

  • A partir das 8h, ocorrerá no Espaço Saúde o “Atitude PHS” especial Outubro Rosa com Blitz da Saúde, Lian Gong – prática de terapia chinesa com Ricardo Amarante -, atividades corporais e bate-papo sobre o autoexame das mamas. O “Atitude PHS” será finalizado com plantio de uma muda de ipê-rosa, que simbolizará o semear da prevenção e promoção de saúde.

– Segunda-feira (21)

  • Para encerrar as atividades do mês, acontece também no Espaço Saúde, Departamento de Medicina Preventiva, o evento “A importância do autocuidado na prevenção do Câncer de Mama”.
  • Às 9h30, a palestra “Síndrome Gênito Urinária na mulher com Câncer de Mama”, com médico uroginecologista Orestes Mazzariol Júnior;
  • Às 10h30, palestra “Enfrentamento e Aceitação”, com a psicóloga Bruna Gomes;
  • Às 11h30, “Oficina de Temperos”;
  • Às 14h, “Oficina Culinária”; e
  • Às 15h, “Atividade Corporal”. Em seguida, para encerrar, Cantinho da Beleza.

O Espaço Saúde fica na Avenida São José dos Campos, 256, no Jardim Nova Europa, em Campinas.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.