Ir para conteúdo

[Apaniguados]
Gaeco realiza operação contra fraudes em concursos públicos na região

Ação cumpre mandados nas cidades de Campinas, Cosmópolis, Nova Odessa, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Holambra e Cordeirópolis

7 out 2019 – 10h01
Operação ‘Apaniguados’ também acontece simultaneamente em outras duas regiões do estado (Foto: Divulgação)

Sete cidades da região são alvos nesta segunda-feira (7) de uma operação do Ministério Público e da Polícia Militar contra fraudes em concursos públicos, licitações, falsidade ideológica e corrupção. A ação batizada de “Apaniguados” ainda acontece simultaneamente em outras duas regiões do estado: Bauru e São José do Rio Preto.

A operação começou por volta das 5h30. É comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e tem apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Baep). Na região acontece em Campinas, Cosmópolis, Nova Odessa, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Holambra e Cordeirópolis.

Após quatro meses de investigação o Gaeco descobriu que o grupo alvo da Operação Apaniguados é suspeito de fraudar concursos públicos, especialmente, de consórcios públicos. Agentes públicos estariam envolvidos diretamente no esquema. Eles seriam responsáveis pela indicação de candidatos que deveriam ser favorecidos nos certames mediante o pagamento de propinas.

De acordo com nota do Gaeco, ao todo são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nas três regiões do estado. Onze deles se referem as sete cidades da região de Campinas. Os presos deverão ser encaminhados para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas. Vinte viaturas participam da ação. Entre os alvos estão:

  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Departamento Água e Esgotos (DAE) e Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab), em Cosmópolis;
  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em Santo Antônio de Posse;
  • Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, em Jaguariúna;
  • Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em Cordeirópolis; e
  • Bairros Cambuí e Jardim Botânico, em Campinas.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.