Anúncios
Ir para conteúdo

[Apaniguados]
Gaeco realiza operação contra fraudes em concursos públicos na região

Ação cumpre mandados nas cidades de Campinas, Cosmópolis, Nova Odessa, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Holambra e Cordeirópolis

7 out 2019 – 10h01
Operação ‘Apaniguados’ também acontece simultaneamente em outras duas regiões do estado (Foto: Divulgação)

Sete cidades da região são alvos nesta segunda-feira (7) de uma operação do Ministério Público e da Polícia Militar contra fraudes em concursos públicos, licitações, falsidade ideológica e corrupção. A ação batizada de “Apaniguados” ainda acontece simultaneamente em outras duas regiões do estado: Bauru e São José do Rio Preto.

A operação começou por volta das 5h30. É comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e tem apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Baep). Na região acontece em Campinas, Cosmópolis, Nova Odessa, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Holambra e Cordeirópolis.

Após quatro meses de investigação o Gaeco descobriu que o grupo alvo da Operação Apaniguados é suspeito de fraudar concursos públicos, especialmente, de consórcios públicos. Agentes públicos estariam envolvidos diretamente no esquema. Eles seriam responsáveis pela indicação de candidatos que deveriam ser favorecidos nos certames mediante o pagamento de propinas.

De acordo com nota do Gaeco, ao todo são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nas três regiões do estado. Onze deles se referem as sete cidades da região de Campinas. Os presos deverão ser encaminhados para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas. Vinte viaturas participam da ação. Entre os alvos estão:

  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Departamento Água e Esgotos (DAE) e Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab), em Cosmópolis;
  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em Santo Antônio de Posse;
  • Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, em Jaguariúna;
  • Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em Cordeirópolis; e
  • Bairros Cambuí e Jardim Botânico, em Campinas.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.